Notícias Externas

Estudante de Letras da UFMG lança obra inspirada em simbolistas na Bienal Mineira do Livro

‘Carnal’ reúne 17 poemas e marca estreia de Félix de Alcântara no mundo das publicações

O escritor Félix de Alcântara, que é produtor da UFMG Educativa, foi entrevistado pela colega de produção, Enaile Almeida, sobre o livro 'Carnal'. Foto: Clarice Oliveira

Carnal é o livro de estreia do escritor Félix de Alcântara, estudante de Letras na UFMG. Pensado pouco antes da pandemia, sua ideia principal é discutir os sentimentos humanos perante o mundo. São 17 poemas de assuntos diversos, desde questões sociais, como no caso do poema Olívia, que traz uma personagem se descobrindo enquanto mulher trans, a outros que discutem o sexo e pensam questões mais corriqueiras. O livro é inspirado pelos simbolistas e neo-simbolistas, em especial Henriqueta Lisboa, mas não adere a uma forma específica de texto. Carnal é publicado pela Caravana Editorial e será lançado nesta semana na Bienal Mineira do Livro. A edição 2022, realizada em Belo Horizonte, promove ações formativas e culturais para estudantes e professores, reunindo mais de 50 editoras, dezenas de autores e milhares de livros. A Bienal Mineira do Livro começa nesta sexta-feira, dia 13, e os ingressos já podem ser adquiridos pelo portal do evento. Lá você também encontra a programação e a lista completa de convidados. O lançamento de Carnal é no dia 22, domingo, das 10h às 12h.  Félix também mantém um blog sobre literatura infantil no site felixalcantara.tumblr.com.

Em entrevista ao Universo Literário, o escritor Félix Alcântara contou mais sobre o livro de poemas Carnal e a expectativa para a participação dele na Bienal. A conversa foi conduzida pela produtora Enaile Almeida. Vale dizer que o entrevistado também é produtor aqui na Rádio UFMG Educativa, então, foi um bate papo entre produtores, mas, desta vez, Félix está participa do programa como escritor.

Ouça a conversa do escritor Félix de Alcantara com a produtora Enaile Almeida.

A UFMG Educativa lembra que a pandemia não acabou, então, se for comparecer, vá de máscara, leve seu álcool gel para higiene das mãos e evite ao máximo as aglomerações.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória