Seminário da Demografia discute características dos estudos longitudinais

Evento integra série que acaba de ser oficializada como projeto de extensão

Prédio da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG no campus Pampulha
Prédio da Faculdade de Ciências Econômicas sedia os seminários sempre às quartas-feirasFoca Lisboa / UFMG

O Departamento de Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG promove palestra nesta quarta, dia 23, com o tema Estudos longitudinais em saúde. Apresentado pela pesquisadora Juliana Vaz de Melo Mambrini, da Fundação Oswaldo Cruz, o evento será realizado às 14h, no auditório 4 da Face. O seminário abordará as características básicas de estudos longitudinais, aqueles em que as unidades de análise são avaliadas diversas vezes ao longo do tempo. O objetivo principal desses estudos é caracterizar a mudança na variável resposta ao longo do tempo e os fatores que a influenciam.

Os dados provenientes de um estudo longitudinal têm a especificidade de apresentar observações que não são independentes, portanto, métodos apropriados de análise estatística devem ser adotados. Serão apresentadas as ideias básicas dos modelos de efeitos aleatórios, uma das metodologias indicadas para análise de dados correlacionados. O uso do método será ilustrado com informações do Projeto Bambuí, uma das principais frentes de pesquisa do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, da Fiocruz Minas.

Longevidade
Há mais de uma década, o Departamento de Demografia promove seminários acadêmicos com o objetivo de ampliar o contato dos alunos da sua pós-graduação com pesquisas de alto nível, de diferentes áreas acadêmicas, mas que mantém interface com a Demografia.

Além da apresentação de trabalhos acadêmicos de pesquisadores de áreas afins, os seminários se prestam a divulgar as diversas atividades profissionais dos demógrafos fora do meio acadêmico, como em institutos de pesquisas, órgãos governamentais, empresas e terceiro setor. Com alguma frequência, membros do corpo docente ou alunos em regime de escrita de teses e dissertações apresentam suas próprias pesquisas.

Recém-transformado em projeto de extensão, o seminário abre suas portas para o público geral e para discentes e docentes de programas de pós-graduação e graduação da UFMG e de outras universidades, em especial dos cursos de Sociologia, Ciências Sociais, Ciências Socioambientais, Economia, Relações Econômicas Internacionais, Gestão Pública, Ciências Atuariais, Arquitetura, Estatística, Geografia, Educação, Enfermagem, Medicina Preventiva e Social, Gestão de Serviços de Saúde e Comunicação Social.

Os seminários ocorrem às quartas-feiras, às 14h, no auditório 4 da Face. Nas próximas edições, O prêmio salarial masculino do casamento no Brasil e a Modelagem ambiental aplicada às políticas públicas serão os temas discutidos. A programação pode ser visualizada na agenda disponível no site do Cedeplar. Para requisição de créditos em atividade de extensão e sugestão de palestrantes, os interessados devem enviar mensagem para seminariodademografia@cedeplar.ufmg.br.