Arte e Cultura

Eugênio Pacelli, da EBA, fala sobre cadernos de desenho no projeto 'Aulas abertas'

Para o professor, eles funcionam como narrativas contadas por meio de imagens

cc
Paccelli enfatiza que um caderno de desenhos proporciona resultados tão diferentes quanto seus donos Divulgação

A edição de março do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG, tem como convidado o professor Eugênio Paccelli Horta, da Escola de Belas Artes (EBA), que  aborda o tema Caderno e desenho. A apresentação pode ser assistida no canal do projeto no YouTube.

Como explica o professor, um caderno de desenhos se diferencia muito de um artista para outro. Mas o que sempre coincide é a oportunidade que ele oferece para conhecer de forma mais íntima o seu autor, uma vez que “costuma refletir o aspecto mais puro e espontâneo do fazer artístico”.

Para Paccelli, um caderno de desenhos proporciona resultados tão diferentes quanto seus donos. É, também, uma espécie de narrativa, uma história aberta, por meio de imagens diversas. “Essas imagens trazem informações variadas sobre impressões, viagens e sensações, nas quais se encontra, implícita, a ação de estabelecer misturas, cruzamentos e combinações entre elementos de origem e natureza distintas”, define.

Eugênio Paccelli Horta atua na área de Artes, com ênfase em desenho e interesses sobretudo em corpo, movimento e dança.

O projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG, oferece um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências apresentados por professores, pesquisadores e artistas convidados. A cada mês, é publicada uma nova aula no FacebookInstagram e site do Centro Cultural.