Notícias Externas

Evento da Rede Sola de Dança faz homenagem póstuma a artistas da dança de BH

Nesta semana, serão homenageados os artistas Marlene Silva e Henry Netto, que morreram no ano passado

Marlene Silva, precursora das danças afro em Minas Gerais
Marlene Silva, precursora das danças afro em Minas Gerais Foto: Pablo Bernardo

A Rede Sola de Dança apresenta a segunda edição do Rede In Dança: Os Mestres Dançam, uma edição póstuma em homenagem a Marlene Silva e Henry Netto, dois grandes nomes da dança de Belo Horizonte que morreram no ano passado. Marlene era pesquisadora das danças afroprimitivas, indígenas e folclóricas brasileiras, e utilizava a dança como uma forma de olhar para suas origens ancestrais. Henry era pesquisador na área da dança do ventre e dos folclores árabes e foi uma das principais referências na abertura de mercado nacional para a presença masculina na dança do ventre. 

Os dois artistas da capital terão seu trabalho relembrado nesta edição do Rede in Dança, com duas apresentações transmitidas ao vivo pelo canal da Rede Sola de Dança no Youtube. A primeira, realizada nesta quarta, 17, é dedicada a Marlene Silva, e conta com a participação do bboy, coreógrafo e bailarino profissional Jonathan Artur Canito, neto da artista, e também do bailarino e coreógrafo Evandro Passos e da professora e coreógrafa da Cia. Baobá Minas Junia Bertolino. Na quinta, 18, a homenagem a Henry Netto reúne o bailarino e professor de dança Jonathan Lanna e a bailarina e integrante da extinta Cia Gothan de Dança Jordana Fantini.

A fundadora da Rede Sola de Dança, Priscila Patta, realizadora do Rende In Dança, falou um pouco sobre as homenagens, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 17.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção de Alexandre Miranda, sob orientação de Luíza Glória