Arte e Cultura

Exposição comemora 75 anos da Guignard e 30 anos da UEMG

'Linhas sensíveis' reúne obras de 32 artistas e fica aberta à visitação até o dia 9 de agosto

Exposição Linhas Sensíveis reúne obras de 32 artistas
Exposição Linhas Sensíveis reúne obras de 32 artistas Foto: Andréa Portugal

A Escola Guignard, fundada em 1943, formou vários artistas importantes nos circuitos mineiro, nacional, e internacional. Anos depois, em 1989, quando a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) foi fundada, tornou-se uma de suas unidades acadêmicas.

A origem da Escola Guignard está no convite do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, ao artista Alberto da Veiga Guignard, para dirigir a Escola de Belas Artes. Com ele à frente, a instituição passou por um período áureo, que coincidiu com o momento de modernização de Belo Horizonte e com a renovação do panorama artístico local. 

Em 2019, a Guignard comemora 75 anos e a UEMG, 30. A exposição Linhas sensíveis foi organizada para celebrar as datas e apresenta obras de 32 artistas que, atualmente, são professores da instituição. 

O diretor da Escola Guignard, Adriano Gomide, falou sobre a exposição em entrevista veiculada no programa Noite Ilustrada.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

 A mostra vai até o dia 9 de agosto na Galeria da Escola Guignard (Rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras). O horário de visitação é das 9 da manhã às 9 da noite, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita. Mais informações sobre no site uemg.br.