Faculdade de Medicina inaugura novos espaços e laboratórios reformados

Obras foram de ampliação do quarto andar e de modernização de instalações do Nupad

Tarcizo Nunes mostra as novas instalações ao reitor Jaime Ramírez
José Nelio Januário mostra as novas instalações ao reitor Jaime Ramírez Carol Prado / Medicina UFMG

A Faculdade de Medicina inaugurou ontem (terça, 20) as obras de ampliação do quarto andar da Unidade e a reforma dos laboratórios do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), no quinto andar.

Durante o evento, que contou com a presença de dirigentes e servidores, o diretor da Faculdade de Medicina, Tarcizo Nunes, lembrou que a Unidade conta com mais de 2.400 alunos, 360 professores e 120 servidores técnico-administrativos em educação, daí a importância de fazer ampliações para manter as atividades. “Estamos muito
felizes por inaugurar todas essas obras hoje. Que possamos crescer cada vez
mais”, destacou. O projeto de ampliação do quarto pavimento teve início em
2012.

O diretor do Nupad, José Nelio Januario, informou que o núcleo, criado em 1993, realiza mais de 1,6 milhão de testes laboratoriais anualmente. Ao falar dos benefícios proporcionados pelos novos espaços, José Nelio destacou o aumento da capacidade operacional dos laboratórios, a redução dos custos operacionais e a aproximação entre o Nupad e a Faculdade.

“O que nós queremos é uma maior aproximação, particularmente, com a pós-graduação, com a utilização de nossa estrutura de genética e biologia molecular para atividades acadêmicas”, explicou, acrescentando que o Núcleo tem condições de “dar muita colaboração para a saúde pública, especialmente, na realização de exames de alta complexidade em genética”.

O reitor da UFMG, Jaime Ramírez, que encerra  sua gestão neste ano, lembrou a parceria entre a Universidade e a Faculdade de Medicina para a realização de obras e falou do quanto a UFMG ainda pode crescer. “É a dupla face de uma moeda. Uma representa aquilo que já foi alcançado, o quanto se avançou. A outra representa o que ainda é desafio e  que precisa ser feito. A Universidade sempre vai avançar, melhorar um pouco, sempre contribuirá para a sociedade, como referência”, afirmou.

Auditório e câmara fria
O novo espaço no quarto andar, com área total de 1.109m², é destinado a salas de treinamento – com auditório para 160 pessoas, três salas para 20 pessoas e outra para 45 pessoas – e laboratórios do Nupad, incluindo a criação de uma câmara fria, de 41m², para armazenamento de kits da triagem neonatal. Foram construídos ainda uma copa e quatro banheiros, dois deles adaptados para pessoas com deficiência.

As obras de modernização incluíram os laboratórios de Triagem Neonatal, de Triagem Pré-Natal (Toxoplasmose) e de Genética e Biologia Molecular, todos do Nupad.

De acordo com a arquiteta da Faculdade de Medicina, Eneida Ferreira Ricardo, a execução do projeto respeitou as normas reguladoras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os recursos para as obras tiveram origem no Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde.

Também estiveram presentes na inauguração a vice-reitora da UFMG, Sandra Almeida, o vice-diretor da Faculdade de Medicina, Humberto Alves, o presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Alfredo Gontijo, o secretário de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Helvécio Miranda de Magalhães Júnior, o chefe de gabinete da Secretaria estadual de Saúde, Lisandro de Almeida Lima, e a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Maria Cecília Borges Ladeira.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina