Festival de teatro on-line valoriza estética negra e orgulho racial

Perfomances expressam belezas, identidades e subjetividades

Com o objetivo de dar visibilidade às criações artísticas de estudantes negros do Teatro Universitário da UFMG, o Festival de Teatro Negro On-line prossegue até o próximo domingo, 29. O evento é parte do Novembro Negro, iniciativa que comemora, na UFMG, o Mês da Consciência Negra.

As apresentações foram a forma encontrada pelo Teatro Universitário para reestruturar as atividades dos alunos em tempos de pandemia, por meio de bolsas de fomento providas pelo projeto de extensão TU Convida, vinculado ao Programa Teatro Universitário: Arte e Sociedade. “Há uma estética potente que deve ser vista nos corpos de pretas e pretos representados nas cenas com toda a sua multiplicidade, falando de suas belezas, identidades e subjetividades”, destaca o professor da Fale Marcos Alexandre, que coordena o festival, junto com os professores Denise Pedron e Rogério Lopes.

De acordo com Vinícius Theóphilo, integrante do Centro de Convivência Negra da UFMG, o tema do Novembro Negro neste ano, Orgulho de ser: enegrecer para renascer, convida a descolonizar o pensamento e foi inspirado na psicanalista negra Neusa Santos Souza, que lançou nos anos 80 o livro Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social, fruto de dissertação de mestrado que ainda hoje é referência na reflexão sobre lutas contra o racismo.

A programação do Novembro Negro da UFMG está disponível no site do evento. A iniciativa reúne a Prae, a Proex, a DAC, o DCE, o Centro de Convivência Negra (CCN)  e o Movimento Negro da UFMG.

Equipe: Soraya Fideles (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo)