Notícias Externas

Fotógrafa mineira lança livro documentando o rompimento da barragem do Fundão em Mariana

Publicação de Isis Medeiros retratou o crime ambiental do dia seguinte ao rompimento até 4 anos depois

Foram escolhidas para o livro 71 imagens entre 8 mil registros.
Foram escolhidas para o livro 71 imagens entre 8 mil registros. Foto: Isis Medeiros

No dia 5 de novembro de 2015, às 15h30, em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, foi detectado o rompimento da barragem do Fundão da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP. A enxurrada de lama tirou Bento Rodrigues do mapa, deixou 19 mortos e contaminou toda a Bacio do Rio Doce, de Minas Gerais até o Espírito Santo, no maior crime ambiental da história do Brasil.
E nesta semana, a fotógrafa mineira Isis Medeiros lança o livro 15:30, no qual ela documenta a tragédia e a vida das vítimas, desde o dia seguinte ao rompimento até 4 anos depois do crime, que segue sem punição. O livro traz 71 imagens selecionadas dentre as mais de 8 mil fotos captadas por Isis, ao longo desses 4 anos, além de relatos de pessoas que aguardam até hoje por uma reparação.
A obra tem o prefácio assinado pelo escritor e ativista indígena Ailton Krenak, que participa da live de lançamento do livro, junto com a autora, Isis Medeiros, a fotógrafa e documentarista Nair Benedicto e a ativista Simone Silva, do grupo de atingidas da Bacia do Rio Doce.
Para saber mais sobre o livro 15:30, o programa Expresso 104,5 recebeu a fotógrafa e autora da obra, Isis Medeiros.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto