Lazer e esporte

Projeto de ginástica artística terá turma especializada para crianças com transtornos

Objetivo é criar ambiente de cooperação, adequado para desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas

EEFFTO investe na ginástica artística inclusiva e livre de preconceitos
EEFFTO investe na ginástica artística inclusiva e livre de preconceitos Lucas Braga | UFMG

A Escola de Educação Física e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) abriu formulário eletrônico para a criação de turma especializada de Ginástica Artística para crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, que apresentam transtornos de aprendizagem, de desenvolvimento, TEA, TDAH, Síndrome de Down ou se qualificam como PcD.

O formulário é uma forma de conhecer o perfil de cada um dos inscritos e suas necessidades. Será formada, também, uma lista de espera para  uma possível segunda turma. As inscrições serão  abertas, posteriormente pelo site da Conveniar. O valor da mensalidade é de R$150, e o da matrícula, R$80.

O curso terá início no dia 7 de maio, sábado, no Ginásio de Ginástica Artística, localizado no terceiro andar do prédio da EEFFTO (Avenida Presidente Carlos Luz, 3.502). As aulas serão realizadas aos sábados, das 13h30 às 14h30. Os alunos poderão estar acompanhados durante as atividades, quando for autorizado pela professora.

Um espaço mais inclusivo
Segundo a coordenadora da Ginástica Artística, Ivana Montandon, docente do Departamento de Esportes da EEFFTO, a iniciativa é um desejo antigo do projeto e atende demanda da comunidade externa. O objetivo é proporcionar ao aluno o espaço físico do ginásio, aparelhos e rotinas da ginástica artística. "Vamos criar um ambiente de cooperação, inclusivo, sem preconceitos e apropriado para o desenvolvimento das habilidades físicas e motoras das pessoas com deficiência", diz Ivana.

Mais informações poderão ser obtidas no perfil da Ginástica Artística no Instagram, pelo telefone (31) 3409-2343 ou pelo e-mail ginasticaartisticaufmg@gmail.com.

Com Assessoria de Comunicação da EEFFTO