Pesquisa e Inovação

​Grupo da EBA lança volume sobre preservação de arte moderna e contemporânea

Obra trata de conservação e restauração, sistemas de obras de arte e documentação relacionada a performances

...
Conservação de obras de arte lança mão de técnicas e equipamentos de última geraçãolacicor.eba.ufmg.br

O grupo de pesquisa da UFMG Arte Contemporânea: Preservação e Exibição (Artecon) acaba de lançar a publicação Pesquisa em preservação de arte moderna e contemporânea: Coletânea I, que apresenta resultados dos últimos estudos do grupo. Na publicação, alunos, professores e pesquisadores abordam processos de conservação e restauração, documentação de montagem de performances, sistemas de obras de arte e divulgam depoimentos de artistas.

Organizado pela professora Magali Melleu Sehn, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, e por Raquel Augustin, da Universidade Federal de Pelotas, o volume é dividido em quatro temáticas: a visão do artista sobre a sua obra; estudos de caso de restaurações realizadas em obras contemporâneas; estudos sobre aspectos preventivos relacionados a exposições; uma visão sobre o desenvolvimento da disciplina no contexto internacional.

O Artecon foi criado em 2013, na EBA, com intuito de promover discussões sobre as problemáticas referentes à salvaguarda de acervos constituídos por obras de arte modernas e contemporâneas. Atualmente, essas questões se articulam com a transposição da importância da materialidade do bem cultural para sua significância e compreensão.

Acesse a publicação: