Notícias Externas

Guias para pagamento do IPTU 2018 começam a chegar no dia 4

​Imposto terá reajuste de 2,94% em BH. Desconto para pagamento à vista foi reduzido de 7% para 5%

X
Para 61 mil contribuintes, aumento será superior ao reajuste anunciado
Breno Pataro | Flickr PBH

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018 chegará à casa dos belo-horizontinos 2,94% mais caro. O aumento foi calculado levando em conta a inflação acumulada medida pelo IPCA-E — Índice de Preços ao Consumidor Especial. No entanto, mais de 61 mil imóveis terão um aumento superior ao índice, já que a Prefeitura de BH realizou um recadastramento este ano, tendo valores como área de construção e ocupação corrigidos.

O desconto para quem pagar o imposto à vista ou adiantar duas ou mais parcelas até 22 de janeiro será de 5% — menor que os 7% do ano passado. A Prefeitura alegou que, proporcionalmente, o desconto é maior que o de 2017, já que no ano passado o reajuste do tributo foi bem maior. Especialistas recomendam ao contribuinte aproveitar o abatimento, seja pagando o valor total ou parcelado. Outra dica é guardar uma parte do 13º para honrar o compromisso.

As guias para o pagamento do imposto devem começar a ser entregues pelos Correios a partir do dia 4 de janeiro. O atendimento para esclarecimento de dúvidas e revisão de valores será de 2 de janeiro a 1º de janeiro. Mais informações pelo telefone 156 e site PBH IPTU 2018.

ouca-a-conversa-com-samuel-sousa-21-12-2017.mp3