Notícias Externas

Há 30 anos, tinha fim a Guerra do Golfo

Professor Danny Zahreddine, do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, falou sobre o conflito, em entrevista ao programa Conexões

Destroços de veículos militares e civis iraquianos destruídos na
Destroços de veículos militares e civis iraquianos destruídos na "rodovia da morte" Foto: Staff Sgt. Dean Wagner - http://www.dodmedia.osd.mil

Neste domingo, 28, completam-se 30 anos do fim da Guerra do Golfo. A data marca o fim da campanha militar dos Estados Unidos contra o Iraque. O conflito começou em agosto de 1990, com a invasão das tropas iraquianas do ditador Saddam Hussein ao Kuwait, motivada por questões como o preço do petróleo, empréstimos em outros conflitos, poderio militar e supremacia no Oriente Médio.

Após a invasão, no início de 1991, os Estados Unidos, apoiados pela ONU, formaram uma coalizão com mais 30 países europeus e do Oriente Médio para expulsar o exército iraquiano do território vizinho. Foram cinco semanas de intenso bombardeio aéreo e, depois, cem horas de campanha terrestre até as tropas do Iraque deixarem o território kuwaitiano. 

A Guerra do Golfo foi a primeira televisionada e também a maior aliança militar após a Segunda Guerra e motivou conflitos militares que se estenderam até 2003. 

Nesta sexta-feira, 26, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, resgatou um pouco da história dessa guerra, em entrevista com o professor Danny Zahreddine, do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Oriente Medio e Magreb (Geomm).

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória