Ensino

Historiadora faz palestra na Fale sobre narrativas do Holocausto

Crianças judias em Varsóvia, durante a vigência do nazismo
Crianças judias em Varsóvia, durante a vigência do nazismo Agência Senado

Algumas das narrativas mais conhecidas sobre o Holocausto serão abordadas, em palestra nesta quarta, 28, pela historiadora Ethel Mizrahy Cuperschmid. A apresentação terá início às 17h, no auditório 2001 da Faculdade de Letras (Fale), campus Pampulha. O evento é aberto ao público em geral.

Ethel Cuperschmid, que é coordenadora acadêmica do Centro de Memória da Medicina, da Faculdade de Medicina da UFMG, vai tratar de história e memória vinculadas ao genocídio, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. “Abordo as questões do silêncio e das palavras para denominar esse evento, e as diferenças entre as diversas narrativas. Há desde diários de crianças, que privilegiam a fome e problemas com vizinhos, até relatos de ativistas políticos, em que se destacam considerações sobre governos, partidos, propaganda, contra=informação”, exemplifica a historiadora.

Doutora em História pela UFMG, Ethel Cuperschmid pesquisa sobretudo os temas judeus, cristãos novos, Holocausto e Inquisição. Tem experiência também na área de História da Ciência e da Técnica, particularmente em história da medicina e da saúde.

O seminário é promovido pelo Núcleo de Estudos Judaicos (NEJ), com apoio do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (Poslit).