Saúde

Hospital das Clínicas da UFMG promove campanha de conscientização sobre câncer de intestino

A doença pode ser evitada, e a remoção de lesões pré-malignas diminui a mortalidade; ação será nesta quinta, 23

O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa de Serviços Hospitalares, participa da campanha Março Azul, criada para alertar sobre os riscos do câncer de intestino, prevenção, diagnóstico e tratamento. Nesta quinta, 23 de março, o HC vai realizar realizar 22 exames de colonoscopia. Serão contemplados apenas os pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e que já aguardavam na fila a convocação para o procedimento.

Para a realização dos exames, além dos equipamentos convencionais, será utilizado um aparelho de colonoscópio com inteligência artificial e tecnologia japonesa, que possibilita a investigação das mínimas lesões do cólon.

A ação contará com a participação de toda a equipe do Serviço de Endoscopia da Unidade de Gastroenterologia do HC-UFMG/Ebserh, e será feito treinamento em serviço para profissionais convidados de outras instituições que estarão em visita à Instituição.

O Hospital das Clínicas também promoverá ações educativas, como uma palestra de conscientização de pacientes e seus acompanhantes sobre os riscos da doença, prevenção, diagnóstico e tratamento.

O coordenador do Serviço Especial de Endoscopia do HC, Jairo Silva Alves, ressalta a importância do tema e lembra que todas as sociedades médicas envolvidas com o atendimento em gastroenterologia e oncologia realizam, neste mês de março, uma campanha nacional de conscientização e sensibilização sobre o câncer de intestino (cólon e reto). “Trata-se do único câncer capaz de ser prevenido, e nossa ação poderá evitar a ocorrência desse grave problema, segunda causa de morte por câncer no mundo, nos dias de hoje”, diz o médico.

O câncer de intestino e a colonoscopia
O câncer de cólon e reto ou colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2022 foram 45.630 novos casos – 21.970 homens e 23.660 mulheres.

A colonoscopia é um exame de imagem que investiga alterações no cólon, ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado. O exame é recomendado para todas as pessoas a partir de 45 anos de idade. O procedimento também possibilita a retirada de tecido para biópsia e a realização de procedimentos simples, como a polipectomia (remoção de pólipos intestinais). Também é indicado em casos de suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto e pode diagnosticar infecções, tumores, pólipos e outros problemas. 

Março Azul
A Sociedade Mineira de Coloproctologia (SMCP), a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, regional Minas Gerais (Sobed MG), a Associação Mineira de Gastroenterologia (AMG) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) realizam a campanha Março Azul, sobre a prevenção do câncer do intestino. São várias ações ao longo do mês, como mutirões que acontecem no Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh e em outros cinco hospitais de Belo Horizonte.

Assessoria de Comunicação do HC/UFMG