‘ICA cumpre missão de interiorizar a UFMG’, diz o diretor Leonardo Tuffi

Afirmação foi feita em cerimônia dos 41 anos do campus Montes Claros

Os 41 anos do campus regional da UFMG em Montes Claros foram comemorados nesta segunda-feira, dia 15, com a transferência simbólica da Reitoria para o semiárido mineiro. “O campus Montes Claros está inserido fortemente na sociedade do Norte de Minas Gerais, não apenas aceitando as demandas que a comunidade apresenta, mas propondo soluções para questões da vida das famílias da região. É uma inserção regional muito forte, entrelaçada, e muito importante para a Universidade”, disse o reitor Jaime Ramirez, em solenidade realizada na manhã de hoje.

Durante a cerimônia foi lançada chamada de financiamento para atividades esportivas e culturais propostas pela comunidade acadêmica, com valor total de R$ 40 mil, além da inauguração da linha de ônibus que liga a Moradia Universitária Cyro Versiani dos Anjos ao campus Montes Claros e do sistema de coleta de esgoto da unidade. Também foram realizadas reuniões temáticas de trabalho, com a presença dos pró-reitores da UFMG, para apresentar demandas, projetos e ações para a graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, assuntos estudantis, ações culturais, obras e recursos humanos.

Comunidade acadêmica de Montes Claros e dirigentes da UFMG durante a cerimônia
Comunidade acadêmica de Montes Claros e dirigentes da UFMG durante a cerimônia Cedecom Montes Claros / UFMG

“A UFMG está há 41 anos no Norte de Minas, onde busca cumprir sua missão de interiorização. Temos um corpo docente caracterizado pela juventude, pela capacidade de inovação, e isso se reflete na qualidade das pesquisas realizadas no Instituto de Ciências Agrárias. Somos hoje a terceira instituição que mais aprova propostas no âmbito da Câmara de Agricultura da Fapemig. Isso demonstra nosso crescimento na última década”, avalia o diretor do ICA, Leonardo David Tuffi Santos.

A programação de aniversário do campus Montes Claros incluiu ainda a conferência Universidade, conhecimento e diversidade: conquistas e desafios, ministrada pela professora da Faculdade de Educação Nilma Lino Gomes no fim da tarde de hoje. A atividade integrou o ciclo UFMG 90, desafios contemporâneos. Ainda nesta segunda, a UFMG será homenageada pela Câmara de Vereadores de Montes Claros.

A TV UFMG também acompanhou a transferência simbólica da Reitoria para Montes Claros:

Cedecom Montes Claros