Arte e Cultura

Ícone da literatura ‘nonsense’, autor de ‘Alice no País das Maravilhas’ morreu há 120 anos

Programa Universo Literário entrevistou estudiosa da obra de Lewis Carroll, para discutir sua importância para a literatura mundial

Retrato de Lewis Carroll, ícone da literatura 'nonsense'
Retrato de Lewis Carroll, ícone da literatura 'nonsense' Domínio público

É muito provável que você conheça a história de Alice no País das Maravilhas. É aquela história que já foi inclusive adaptada para o cinema, em que a protagonista caminhava pela floresta quando avistou um coelho branco e decidiu segui-lo, caindo numa toca profunda que revelou a ela um novo mundo. 

O autor da obra, Lewis Carroll, foi um poeta e romancista britânico. Nesse domingo, 14 de janeiro, completaram-se 120 anos da morte de Lewis Carroll, que usava em suas obras a técnica da literatura nonsense.

A professora da Faculdade de Letras da UFMG Myriam Correa de Araujo Ávila estudou essa poesia de Lewis Carroll, o que deu origem ao livro Autora de Rima e solução: a poesia nonsense de Lewis Carroll e Edward Lear.

No programa Universo Literário desta segunda-feira, 15 de janeiro, a professora Myriam Ávila falou sobre a importância de Lewis Carroll e do movimento literário integrado por ele para a literatura mundial.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-15-01-2018.mp3

O livro Autora de Rima e solução: a poesia nonsense de Lewis Carroll e Edward Lear, de autoria da professora Myriam Ávila, pode ser adquirido no site da editora. As obras de Lewis Carroll estão em domínio público e podem ser obtidas on-line, gratuitamente, em sites como o dominiopublico.gov.br.