IEAT lança números da Revista da UFMG sobre o tema 'Desastres'

Devido à qualidade, abordagens foram desmembradas em dois volumes

Desastres
Edições 27.2 e 27.3 da Revista reúnem artigos de diversos campos do conhecimentoReprodução

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT) promoverá na próxima sexta-feira, 19, a partir das 16h, o lançamento conjunto dos números 27.2 e 27.3 da Revista da UFMG sobre o tema Desastres. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal do Instituto no YouTube.

Devido ao grande número de submissões e à qualidade dos artigos, a equipe editorial da Revista resolveu dividir os artigos em dois números. O primeiro (27.2) já está disponível no Portal de Periódicos da UFMG. O segundo (27.3) poderá ser acessado no dia do evento, que contará com a participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do diretor do IEAT, professor Estevam Las Casas, dos editores da publicação e dos autores dos artigos.

As duas edições com o tema Desastres, aqui compreendido em sentido ampliado, reúnem trabalhos sobre questões que vão dos desdobramentos dos desastres-crimes relacionados à atividade minerária aos impactos de eventos extremos agravados pelas mudanças climáticas.

A editora convidada é a professora Cláudia Mayorga, que destaca, no editorial, a importância de que o conhecimento sobre desastres seja construído com base em perspectivas inter e transdisciplinares, uma vez que o tema é complexo e não pode ser compreendido sob olhar apenas de um campo do conhecimento.

Mayorga afirma, ainda, que os desastres são uma marca das sociedades contemporâneas, e os indivíduos devem se reconhecer como produtores de alterações nos sistemas atmosférico, hídrico e outros que constituem o suporte na vida no planeta. Assim, a degradação ambiental e o avanço da exploração e da pobreza suscitam reflexões que devem gerar melhor compreensão das dimensões associadas aos desastres.

A revista
Criada em 1929 com o nome de Revista da Universidade de Minas Gerais, a publicação recebeu seu nome atual em 1965. Quatro anos depois, sua produção seria interrompida, e essa situação durou 43 anos. Em 2012, a Revista da UFMG foi relançada no formato de publicação anual, com foco em trabalhos de natureza acadêmica e científica, em perspectiva inter e transdisciplinar, incluindo resultados de pesquisas e produções teóricas e artísticas diversas, nos formatos de artigos, resenhas, ensaios, textos literários e imagens.

Hoje quadrimestral, a publicação tem todas as suas edições inseridas no Portal de Periódicos.