Pesquisa e Inovação

Influência da pandemia no julgamento moral é tema de pesquisa da UFMG

O estudo pretende investigar os impactos dos efeitos psicológicos da covid-19 nas pessoas

Pessoas caminhando em Belo Horizonte após a reabertura do comércio em Belo Horizonte
Pessoas caminhando em Belo Horizonte após a reabertura do comércio Adão de Souza I PBH

Durante a pandemia, você já sentiu que passou a ter um olhar mais crítico para algumas situações? Por exemplo, quando uma pessoa espirra perto de você sem tampar a boca ou quando alguém pede para beber água em uma garrafinha que você usou. Esses e outros julgamentos morais das pessoas durante a pandemia de covid-19 são o tema de investigação de Cláudio Silva, doutorando em Cognição e Comportamento pela UFMG. 

Atualmente, o pesquisador está coletando os dados por meio de um questionário on-line voltado a pessoas entre 18 e 40 anos. No formulário disponível até o dia 30/09, são feitos testes baseados em diversas percepções, como o medo de pegar doenças e o medo da covid-19. Até o momento, o trabalho de Cláudio é o primeiro da área que estuda o julgamento moral de humanos durante um evento pandêmico ainda em curso.

A Rádio UFMG Educativa conversou com Cláudio Silva, que falou sobre a metodologia do questionário e o conceito de julgamento moral. Ele também explicou a teoria que é a base da pesquisa, a Teoria do Sistema Imunológico Comportamental, descrita por Mark Schaller em 2011. Ouça a reportagem de Beatriz Kalil no SoundCloud.