Saúde

Informativo analisa trajetória da pandemia em Belo Horizonte no ano passado

Relatório foi produzido por observatório de saúde urbana da Faculdade de Medicina

O Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH), vinculado à Faculdade de Medicina da UFMG, acaba de lançar a 11ª edição do boletim InfoCovid-OSUBH, disponível neste link. O material  traz uma análise da pandemia de covid-19 na capital mineira ao longo do ano de 2020.

Gráfico apresenta os números da covid-19 em BH durante o ano de 2020
Gráfico apresenta os números da covid-19 em BH durante o ano de 2020 OSUBH | UFMG

No mês de dezembro, Belo Horizonte registrou 654 internações por covid-19, com 102 óbitos em decorrência da doença. Outras 477 internações foram atribuídas a alguma forma de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificada, que resultaram em 51 óbitos.

O relatório traz uma análise retrospectiva dos dados de 12.236 pacientes acompanhados, com idade média de 58 anos, residentes em Belo Horizonte e internados com SRAG. Desse total, 8.567 pessoas foram diagnosticadas com covid-19, têm média etária de 63 anos, são predominantemente do sexo masculino e não brancos. 

“Observamos uma população mais jovem acometida pela doença do que em outros países, uma grande disparidade racial e um componente preocupante representado pela grande ocorrência de comorbidades”, analisam os autores do relatório. De acordo com o gráfico de óbitos mensais em Belo Horizonte apresentado pelo informativo, das 1.962 pessoas mortas pela doença em 2020, 1.774 apresentavam alguma comorbidade, ou seja, mais de 90%.

As edições anteriores do informativo também podem ser acessadas aqui.

Cuidados no retorno