Formas de Ingresso

Inscrições até 10 de maio: pós-graduação em Estudos da Ocupação seleciona candidatos

São ofertadas 20 vagas para ampla concorrência, cinco para candidatos autodeclarados negros e duas para indígenas e pessoas com deficiência

Estão abertas até as 17h desta terça-feira, 10 de maio, as inscrições para o processo de seleção do mestrado em Estudos da Ocupação, com entrada no segundo semestre letivo de 2022. Os interessados deverão preencher formulário no site da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

As atividades são destinadas aos acadêmicos, profissionais e pesquisadores atuantes no campo da terapia ocupacional, com a proposta de articular diferentes áreas para o saber interdisciplinar sobre o estudo da ocupação. “Há o desafio de compreender a relação complexa entre aspectos biológicos e sociais, aprofundando a análise da funcionalidade com base na percepção do corpo como fenômeno biológico e social”, informa o site do programa.

O processo conta com dois editais, o regular, que oferta 25 vagas, cinco delas destinadas a pessoas autodeclaradas negras, e o suplementar, aberto a candidatos indígenas e a portadores de condições especiais. Este último oferece duas vagas, uma para cada grupo contemplado. O valor da taxa de inscrição é de R$ 188,94.

Processo seletivo
A primeira etapa da seleção, agendada para o dia 9 de junho, das 14h às 17h, será remota e terá caráter eliminatório. Os candidatos serão avaliados conforme desempenho apresentado em prova escrita de interpretação de texto.

Para a segunda etapa, o candidato deverá comparecer presencialmente à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, de 27 de junho a 4 de julho de 2022, e apresentar oralmente sua carta de intenção à banca examinadora. A apresentação será submetida à análise crítica dos avaliadores.

A terceira e última etapa do processo prevê a avaliação da trajetória acadêmica do profissional com base em análise do currículo lattes e de documentação comprobatória. Serão analisadas a formação, a titulação, as experiências, as produções realizadas e as atividades complementares desempenhadas.

Linhas de pesquisa
São duas as linhas de pesquisa da pós-graduação, centradas na área Ocupação, participação e inclusão. Na linha Ocupação, cuidado e funcionalidade, aborda-se o perfil ocupacional de diferentes populações, a avaliação funcional do indivíduo na relação com o contexto que o cerca, a aplicabilidade de tecnologias e de dispositivos destinados à melhoria das condições e de estratégias de cuidado. A linha Ocupação, políticas públicas e inclusão social focaliza as dimensões legais e políticas do atendimento, pelo poder público, das demandas e necessidades associadas às atividades ocupacionais dos indivíduos, como trabalho, estudo e lazer.

As informações sobre a grade curricular do curso estão disponíveis no site da EEFFTO

Atividades desempenhadas no Laboratório de Biomecânica da EEFFTO

Atividade no Laboratório de Biomecânica da EEFFTO