Institucional

​Instituições de ciência repudiam ataque e se solidarizam com a UFMG

SBPC, Inteligência Coletiva e Ciência, Tecnologia e Sociedade em Movimento divulgaram manifesto no fim de semana

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), incluindo a regional Minas Gerais, e as entidades Inteligência Coletiva e Ciência, Tecnologia e Sociedade em Movimento rechaçaram a sanção imposta à reitora Sandra Regina Goulart Almeida pela Controladoria Geral da União (CGU), classificando-a como “ataque perpetrado pelas forças obscurantistas contra as instituições públicas”.

De acordo com nota conjunta publicada pelas três entidades no último sábado, dia 23, “as alegações visando apurar possíveis irregularidades na construção do Memorial da Anistia Política se mostraram infundadas no transcurso do processo instalado contra dirigentes, professores e funcionários da UFMG".

“Estamos conscientes da lisura da administração da UFMG”, destacaram as entidades.

Seis ex-reitores da UFMG e instituições como Andifes e Foripes já se manifestaram em solidariedade à reitora Sandra Regina Goulart Almeida e a outros ex-dirigentes que foram alvo de processo administrativo instaurado pela Controladoria Geral da União (CGU). As sanções impostas foram anuladas por medida liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ).