Notícias Externas

Jornalistas lançam reportagem em quadrinhos

Intitulada “Socorro! Polícia!” a matéria em quadrinho traz a detalhes sobre o que a Polícia Militar sofre e o que sofremos com ela.

Autores da obra entrevistaram dezenas de policiais militares e especialistas em segurança pública
Autores da obra entrevistaram dezenas de policiais militares e especialistas em segurança pública Amanda Ribeiro e Luiz Fernando Menezes

O norte-americano Joe Sacco gostava de desenhar quadrinhos satíricos. Mas entrando na faculdade de Jornalismo, percebeu que aquela linguagem também poderia contar histórias de conflitos que o deixavam pensativo e preocupado, como o que acontecia entre palestinos e israelenses no Oriente Médio. 

Ele praticamente fundou uma nova maneira de informar: o jornalismo em quadrinhos.Essa escola também tem adeptos aqui no Brasil. Os jornalistas Luiz Fernando Menezes, do Aos Fatos, e Amanda Ribeiro, da Folha de São Paulo, usaram o estilo para tentar responder porque há pessoas que não se sentem seguras perto de um policial fardado. 

Eles construíram a reportagem em quadrinhos “Socorro! Polícia!”. Os autores falaram sobre o processo de apuração e produção e suas descobertas a respeito da situação dos policiais militares no Brasil em entrevista ao programa Universo Literário, que foi ao ar nesta sexta-feira, 20.

ouca-a-reportagem-de-gabriela-sorice-20-07-2018.mp3

Com produção de Larissa Fernandes, sob orientação de Alessandra Dantas