Pesquisa e Inovação

Laboratório busca voluntários para pesquisa sobre flexibilidade muscular

Podem participar homens de 18 a 35 anos; inscrições serão encerradas em 24 de agosto

Voluntários deverão comparecer ao Laboratório de Biomecânica, três vezes por semana, para realizar os exercícios no equipamento Flexmachine
Voluntários farão exercícios no equipamento Flexmachine Foca Lisboa/UFMG

O Laboratório de Biomecânica (Biolab), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), está recrutando voluntários do sexo masculino, entre 18 e 35 anos, para pesquisa sobre treinamento de flexibilidade. Para participar, é preciso que o candidato não tenha sofrido nenhuma lesão musculoesquelética de coluna lombar ou membros inferiores nem praticado treinamento de força ou flexibilidade com os músculos posteriores da coxa há, no mínimo, seis meses.

A iniciativa é parte da pesquisa da doutoranda Sara Andrade Rodrigues – Efeito de 12 semanas de treinamento de flexibilidade em diferentes intensidades, controladas de maneira quantitativa e qualitativa, nas propriedades biomecânicas, sensoriais e estruturais da unidade músculo tendão –, orientada pelo professor André Gustavo Pereira de Andrade, do Departamento de Esportes. Segundo a pesquisadora, o objetivo é compreender como o treinamento de diferentes intensidades da flexibilidade promove a adaptação do tecido muscular.

Os voluntários deverão comparecer ao Laboratório de Biomecânica, três vezes por semana, durante 12 semanas, para realizar os exercícios de alongamento dos músculos posteriores da coxa no equipamento Flexmachine. A prática dos exercícios será iniciada em setembro. Periodicamente, os participantes serão submetidos a avaliações de flexibilidade e exames de ultrassom da coxa. 

O prazo de inscrições para participação na pesquisa termina na próxima sexta-feira, 24 de agosto. Os interessados devem entrar em contato com a pesquisadora pelo telefone 99562-4095 ou pelo e-mail andraderodrigues.sara@gmail.com. Serão emitidos certificados de participação e comparecimento.