Livro propõe debate sobre mitos escolares acerca da leitura literária
Em ‘Ler antes de saber ler’, educadoras apresentam reflexões sobre formação de leitores na educação infantil e no ensino fundamental
![Reprodução Obra traz reflexões sobre a formação de leitores](https://ufmg.br/thumbor/tbDaThMpL1Hh8ND3dxoWz_5dqyY=/4x0:427x647/352x540/https://ufmg.br/storage/f/0/8/3/f0839e0da917a4d7cc85934f6dd3f6e3_15203409711258_1384919419.jpg)
“Se há as escolhas de livros a serem lidos por todos, há também os livros que precisam circular livremente pela escola, pela sala de aula, para serem escolhidos pelos alunos. Por que isso é tão importante? Porque um tanto da formação do leitor passa pelo seu gosto, pelas suas escolhas – e se é assim na vida, por que deveria ser diferente na escola? Nesse sentido, é fundamental que a escola ofereça diversidade, com livros que interessem às crianças e que dialogam com o que vivem, dentro e fora da escola.”
O trecho acima é do livro Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária, escrito por Josca Ailine Baroukh e Ana Carolina Carvalho. Na obra, as autoras discutem o uso da literatura na sala de aula e apresentam reflexões importantes sobre a formação de leitores na educação infantil e no ensino fundamental.
A psicóloga, professora e escritora Josca Ailine Baroukh falou sobre o livro durante entrevista concedida ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 5.
Outras informações sobre o livro podem ser consultadas no site da editora Panda Books.