Pesquisa e Inovação

Livro que será lançado hoje discute experiências de ensino e prática em direitos humanos

Nesta segunda-feira, 3, a partir das 17h, a Faculdade de Direito da UFMG abrigará o lançamento do livro Clínicas de Direitos Humanos e o ensino jurídico no Brasil: da crítica à prática que renova, coordenado pelas professoras Camila Nicácio, Fabiana de Menezes e Tereza Baracho.

A obra é fruto da iniciativa da Clínica de Direitos Humanos da UFMG em prol da difusão das experiências de ensino no Brasil. Ao descrever outras experiências nacionais, o trabalho, organizado por Amanda Naves e Letícia Aleixo, busca preencher uma lacuna na literatura especializada, que ainda é incapaz de cobrir a diversidade das experiências de clínicas em direitos humanos no país, contribuindo, assim, para o seu compartilhamento e para a divulgação de trabalhos potencialmente importantes para a renovação do ensino e da prática jurídica.

Antes do lançamento, a professora Beatriz Vargas, da Universidade de Brasília (UnB), vai ministrar a conferência A pesquisa universitária em tempos de golpe. Graduada e mestre em Direito pela UFMG e doutora pela Universidade de Brasília, Beatriz Vargas tem experiência na área de criminologia e direito, com ênfase em direito e processo penal, e integra a Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade, da UnB, e o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Beatriz Vargas integra comissão de memória e verdade da UnB
Beatriz Vargas integra comissão de memória e verdade da UnB Arquivo pessoal

As inscrições devem ser feitas momentos antes do evento, e a participação poderá ser computada como atividade complementar de graduação. O lançamento será realizado na Congregação da Faculdade (2º andar), na Avenida Álvares Cabral, 211, Centro.