Saúde

Mais de cinco milhões de pessoas fizeram exames médicos no joelho no SUS só em 2021

De acordo com professor da UFMG, uma das maiores causas de lesões no joelho é a sobrecarga na região

Quem acompanha o mundo esportivo, já está bastante familiarizado com a informação que algum atleta acabou sofrendo alguma lesão no joelho devido alguma jogada mais invasiva em campo. Porém o que muitos não sabem é que esse tipo de lesão não estão restritas a apenas atletas de alto rendimento, pessoas “normais”, como eu e você, também estão sujeitas a terem lesões no joelho caso não se atentem bem. Só em 2021, foram feitos mais de nove milhões de atendimentos ortopédicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também foram feitos 5,2 milhões de exames pela rede pública e foram realizadas 16,7 mil cirurgias no joelho no mesmo ano para os casos mais graves (Ministério da Saúde, 2022).

O professor da faculdade de Medicina da UFMG, Marco Antônio Percope, as principais causas de lesões no joelho são torções, que prejudicam os ligamentos no joelho, a sobrecarga, e por fim, o desgaste na região que causa lesões degenerativas. O professor também frisa que cada tipo de lesão requer um tratamento diferente, sendo que as lesões ligamentares, geralmente, necessitarão de cirurgia, lesões causadas por sobrecarga ou degenerativas o proposto é preparar a pessoa a desenvolver mais a musculatura da região e assim acelerar a recuperação do indivíduo.

Em Belo Horizonte, um dos hospitais que realizam o atendimento de pessoas lesionadas no joelho é o Hospital Risoleta Tolentino Neves ligado à UFMG, a recomendação para essas pessoas é que elas busquem imediatamente o pronto-socorro da unidade caso sofram alguma lesão.
Para manter a saúde do joelho em dia, o professor Marco Antônio indica que a pessoa saiba respeitar o seu próprio limite, não se propondo a fazer atividades físicas intensas sem nenhum preparo, e que a pessoa saiba se preparar, fazendo aquecimentos, antes de qualquer atividade intensa, sendo no esporte ou no dia a dia.

Equipe: Diego Balduino Vieira (produção); Marcia Botelho (edição de imagens); Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)