Coberturas especiais

‘Mal-estar na universidade’ é tema de mesa-redonda nesta terça-feira

Atividades incluem rodas de conversa e apresentações culturais sobre o tema da saúde mental nos campi Pampulha e Montes Claros

Edição de 2017 do desfile que celebra a luta antimanicomial: fantasias serão confeccionadas em oficina na Praça de Serviços
Edição de 2017 do desfile que celebra a luta antimanicomial: fantasias da atividade deste ano serão confeccionadas em oficina na Praça de Serviços Júlia Duarte / UFMG

Mesa-redonda, rodas de conversa, apresentações culturais e oficina de confecção de fantasias são as atrações da programação da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social desta terça-feira, dia 15. Haverá atividades nos campi Pampulha e Montes Claros.

A agenda será aberta às 9h com a mesa-redonda Mal-estar na Universidade, que reunirá os professores Teresa Kurimoto, da Escola de Enfermagem, Helian Nunes, da Faculdade de Medicina, e Filippe Mello, do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. O trio vai discutir questões ligadas ao sofrimento mental na academia, com mediação da pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga. A atividade começa às 9h, no Auditório I da Face, no campus Pampulha.

No mesmo horário, no campus Montes Claros, a roda de conversa Vida acadêmica e saúde mental terá como moderadores Gislene Alves, do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, e do residente em saúde da família Thiago Sampaio. O encontro será no salão do Bloco A, do Instituto de Ciências Agrárias.

Às 11h, o auditório 1 da Face será palco da intervenção musical Nós, o rei e as estrelas, protagonizada por usuários e usuárias do Centro de Convivência Venda Nova. O uso de álcool e outras drogas na perspectiva da redução de danos, o cuidado em liberdade e a não criminalização do usuário serão enfatizados na apresentação.

Anatomia do Show Teresa e as cores: arte e saúde mental, evento organizado pelo Diretório Central dos Estudantes, é a quarta atração do dia. As canções apresentadas no show, que começa às 12h, na Praça de Serviços, dialogam com o tema do evento, já que são resultado de crises psíquicas.

Os professores Wellington Dias, do Projeto Jardim Mandala da FaE, e Fabiana Menezes, do Projeto Telhados Verdes, da Faculdade de Direito, participam da roda de conversa Saúde mental e espaço, mediada pelo professor Marcos Bortolus, da Escola de Engenharia. Eles vão discorrer sobre a capacidade dos ambientes de propiciar circulação e formação de laços sociais. O bate-papo será no Auditório Luiz Pompeu, da FaE, a partir das 15h.

Duas atividades encerram o segundo dia da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social na Praça de Serviços: o Karaoqueer “Quem canta os golpes espanta”, coordenado pela professora Márcia Lousada, da Prae, a partir das 17h30, e a oficina de confecção de fantasias que serão usadas no desfile de 18 de maio, atividade que integra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A oficina começa às 18h.

A programação da Semana está disponível no site do evento.