Pesquisa e Inovação

Marcha pela Ciência é marcada por apoio à Fapemig e lançamento de frente parlamentar na ALMG

Estudantes participam da Marcha da Ciência em Belo Horizonte
Estudantes participam da Marcha da Ciência em Belo Horizonte Foto: Divulgação/ Marcha da ciência

O recente anúncio de bloqueio no orçamento das universidades públicas, da ordem de 30%, traz preocupações para pesquisadores de todo o Brasil. O congelamento de recursos não apenas ameaça o funcionamento das instituições, como também prejudica a produção científica e tecnológica de todo o País, que está concentrada nas universidades. 

Somado a isso, em fevereiro deste ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), anunciou a suspensão de novas chamadas para financiamento à pesquisa e dos repasses das bolsas de iniciação científica, dentre outras medidas de contingenciamento.

A Fapemig é uma das instituições que incentiva a inovação científica em Minas e alcança cerca de 230 mil pesquisadores, dentre professores, estudantes de nível médio e pós-graduandos. Com o slogan “Defender a ciência é defender nosso presente, passado e futuro”, a Marcha Pela Ciência - em defesa da Fapemig é realizada hoje, com atividades na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde foi montada uma mostra de ciência, aberta para visitação a partir das 9h. 

A Marcha começa às 13h, na Praça Raul Soares, e segue em direção à ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho). Em seguida, às 14h, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, Pesquisa e Tecnologia. A programação está disponível na página da SBPC no Facebook.

Em Belo Horizonte as atividades são realizadas hoje, mas amanhã e depois também haverá programação em outras capitais e no Congresso Nacional, a mobiilzação #CiênciaOcupa Brasília.

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Ribeiro

Produção: Giulliana Santos e Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Ribeiro