Formas de Ingresso

Mestrados em Enfermagem e Nutrição oferecem 30 vagas para o segundo semestre

Inscrições para o processo seletivo estão abertas

Estão abertas as inscrições para os programas de pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFMG, com 30 vagas destinadas ao mestrado em Enfermagem e 14 para o mestrado em Nutrição e Saúde. Os candidatos selecionados ingressarão no segundo semestre de 2022.

A seleção para os programas visa ao preenchimento de vagas remanescentes da última seleção, que serão destinadas à ampla concorrência e aos autodeclarados negros. Os candidatos poderão se inscrever até 1º de junho, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 188,94 e preenchimento de formulário disponibilizado no site da Unidade. Nesse segundo processo, não há vagas de edital suplementar, ou seja, reservadas a candidatos indígenas ou portadores de necessidades especiais. Assim, os interessados devem se inscrever unicamente pelo formulário do edital regular.

O mestrado em Enfermagem contempla três linhas de pesquisa concentradas na temática Saúde e enfermagem. A linha Cuidar em saúde e enfermagem compreende estudos acerca de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas nesse campo em relação a indivíduos e coletividades, conforme os diferentes ciclos da vida. A essa linha estão reservadas 10 vagas para ampla concorrência e duas para candidatos autodeclarados negros.

Gestão e educação na saúde e enfermagem conta com seis vagas para ampla concorrência e duas reservadas aos candidatos negros. Essa linha de pesquisa  aborda a formação e o desenvolvimento profissional no campo da saúde e da enfermagem com base no estudo de políticas e práticas na organização e gestão desses serviços,

Por fim, a linha Saúde Coletiva, concentrada na análise da enfermagem e de sua interface com políticas sociais e de saúde, dispõe de oito vagas destinadas à concorrência geral e duas às ações afirmativas.

Assistência ao paciente crítico, atividades da Escola de Enfermagem
Atividade de assistência ao paciente crítico na Escola de Enfermagem Lucas Braga | UFMG

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: a primeira, de 13 a 17 de junho, consiste na análise do currículo, e a segunda, de 27 de junho a 5 de julho, é marcada pela avaliação do projeto de pesquisa submetido e pela defesa oral. O cronograma completo está no edital do processo.

Nutrição e Saúde
O curso de mestrado em Nutrição e Saúde admite inscrições até 31 de maio, por meio de preenchimento de ficha disponível on-line, com envio dos documentos solicitados, seguindo os termos do edital regular de seleção 2022, para o e-mail colposnut@enf.ufmg.br, em formato pdf. A inscrição requer pagamento de taxa no valor de R$172,35.

Das 14 vagas oferecidas, três são reservadas aos candidatos autodeclarados negros. Para a linha de pesquisa Nutrição clínica e experimental, há seis vagas para ampla concorrência e duas para ações afirmativas. Segundo a página do programa, o objetivo é “investigar a relação existente entre a nutrição e a saúde por meio do estudo das vias genéticas, bioquímicas, fisiológicas, patológicas e imunológicas decorrentes dos efeitos dos componentes alimentares em modelos animais e estudos clínicos”.

Na segunda linha, Nutrição e saúde pública, faz-se a investigação diagnóstica do estado nutricional de grupos populacionais e indivíduos por meio de diversos indicadores afim de compreender a relação entre a dieta e a ocorrência, prevenção e o tratamento de doenças. Cinco vagas estão abertas à ampla concorrência, e uma é destinada a candidatos negros.

O processo seletivo será feito inteiramente on-line. O cronograma está publicado no documento informativo sobre a seleção do segundo semestre. Na primeira etapa da seleção, será aplicada uma prova escrita de conhecimento, no dia 15 de junho; a segunda etapa, nos dias 4 e 5 de julho, consistirá de arguição oral sobre o plano de trabalho.

Atividades do curso de Nutrição, no Laboratório de Técnica Dietética
 Laboratório de Técnica Dietética, que oferece suporte às atividades do curso de NutriçãoLucas Braga |UFMG