Pesquisa e Inovação

Mestrando de Engenharia na UFMG publica série sobre o saneamento em Belo Horizonte

Rafael Pessoa interpreta um detetive para investigar o tema nos vídeos, lançados pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs

Durante a investigação, detetive Chico resgata a história para falar do presente Reprodução: YouTube

Com o objetivo de explicar a relação entre saneamento, esgoto e questões sociais na capital mineira, o mestrando de Engenharia na UFMG Rafael Pessoa desenvolveu a série de vídeos História do Saneamento de Belo Horizonte. Ao longo de seis episódios, o projeto traça uma linha do tempo, de 1890 até os dias de hoje, resgatando o passado para explicar o presente da infraestrutura da cidade. A série foi lançada pelo INCT ETEs - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações de Tratamento de Esgoto Sustentável, que divulga assuntos relacionados à área do saneamento de forma didática e acessível ao público em geral.

Quem contou mais sobre a série, no programa Expresso 104,5 desta terça-feira, 4, foi o próprio Rafael Pessoa, que é mestrando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e atualmente está na Holanda, como parte de sua pesquisa. O convidado compartilhou o processo de criação e desenvolvimento do projeto, que propõe levar o conhecimento produzido pelo INCT ETEs para o público geral, através de uma linguagem mais simples e de forma lúdica. Pessoa também fez um apanhado histórico do saneamento básico e tratamento de esgoto em Belo Horizonte e deu detalhes sobre a repercussão da série e as relações entre o projeto e sua pesquisa de mestrado.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Os seis episódios de História do Saneamento de Belo Horizonte estão disponíveis no canal do INCT ETEs no YouTube

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória