Pesquisa e Inovação

Minicurso sobre filosofia radical do direito marca lançamento de livro de pesquisadores da UFMG

Integrantes do grupo Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo vão ministrar a formação, cujos temas serão tratados sob o prisma de uma crítica ao direito

A inscrição no minicurso está vinculada à compra do volume
A inscrição no minicurso está vinculada à compra do volume Divulgação | Editora D'Plácido

O minicurso Introdução à filosofia radical do direito: apresentação crítica de um (anti)manual de Filosofia do Direito, que terá atividades nos dias 12, 19 e 26 de fevereiro, vai marcar o lançamento do livro Filosofia do Direito – Estudos dirigidos críticos: dos pré-socráticos à pandemia de covid-19 (Editora D'Plácido), de autoria do professor Andityas Soares de Moura Costa Matos, das doutorandas Ana Clara Abrantes Simões e Bárbara Nascimento de Lima e do recém-graduado Bruno Bicalho, todos da UFMG.

A formação é coordenada por Andityas Matos e será ministrada pelas doutoras, doutorandas e mestras do grupo de pesquisa O Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo, da Universidade. A ementa inclui autores como Michel Foucault, Giorgio Agamben, Carl Schmitt, Karl Marx, Judith Butler, Paul Preciado e Hans Kelsen, e temas como estado de exceção, biopolítica, filosofia radical, gênero e sexualidade – todos sob o prisma de uma crítica ao direito. O minicurso valerá certificado de 12 horas complementares.

Para fazer a inscrição, basta adquirir um volume do livro Filosofia do Direito. O valor (R$ 110) inclui o frete de envio do volume e pode ser depositado para Bárbara Nascimento de Lima (Banco do Brasil [001], agência 3368-5, conta 44.796-X) ou transferido pela chave PIX 109.715.166-26. Para confirmação da inscrição, deverá ser enviada mensagem com o comprovante de pagamento para filosofiaradicaldodireito@gmail.com.

Caminho didático e vivo
De acordo com o texto de apresentação, a obra contém um curso completo de Filosofia do Direito, que vai dos pré-socráticos do século 7 a.C. até a atual pandemia de covid-19, “privilegiando uma visão que, diferentemente das práticas docentes costumeiramente aceitas na área, não justifica o direito, mas o considera criticamente, em especial diante do cenário de violência e injustiça em que vivemos e que a pandemia aprofunda a cada dia”.

Ainda segundo os organizadores, a Filosofia do Direito é tratada da maneira mais plural possível, privilegiando temas e autores clássicos como Platão, Aristóteles, Kant, Hegel, Marx, Kelsen e Schmitt, mas também propondo discussões atuais sobre temas como biopolítica, comum, violência, colonialidade, estado de exceção e, obviamente, a pandemia. “Os 30 capítulos da obra se estruturam como estudos dirigidos que percorrem um caminho didático e vivo, tornando possível ao aluno desenvolver sua própria leitura e compreensão de temas e autores que conformam a Filosofia do Direito”, escrevem.

Cada capítulo foi pensado tendo em vista quatro eixos: apresentação histórica e contextual do filósofo ou do tema a ser debatido, discussões resumidas e esquemáticas acerca de suas ideias principais, reflexões críticas sobre a atualidade e a aplicabilidade dessas ideias e, finalmente, indicações de obras literárias, cinematográficas, musicais e artísticas que dialogam com o autor ou o tema tratado. Pensando na preparação para concursos na área do direito, no final do livro, há 70 questões de múltipla escolha (com as respostas) relativas a todos os autores e temas abordados.