Arte e Cultura

Mito de Joana d’Arc inspira novo livro de professor do CP

Obra de Evaldo Balbino com poemas místico-eróticos será lançada na manhã deste sábado

O professor Evaldo Balbino, do Centro Pedagógico (CP), lança neste sábado, 23, em Belo Horizonte, o livro Fantasma de Joana d’Arc, o terceiro de sua trajetória literária no gênero da poesia. 

Balbino inspira-se na figura de Joana d’Arc para construir poemas místico-eróticos, nos quais vozes poéticas femininas e masculinas se alternam entre o sagrado e o profano. O livro também é permeado por discussões sobre a alma humana, tabus e repressões, pela metalinguagem que reitera o fazer literário investido do sagrado e da luta com as palavras e pelos discursos de libertação do ser.

Na orelha do livro, a professora Sara Rojo, da Faculdade de Letras, registra que o trabalho de Balbino é caracterizado por múltiplas facetas: "Seus poemas convocam uma série de personagens que, como se fossem uma corte, acompanham a trajetória da existência e do escrever".

O lançamento de Fantasma de Joana d’Arc, publicado pela editora 7Letras, será realizado na Livraria Café com Letras (Rua Antonio de Albuquerque, 781, Savassi), a partir das 11h30.

Representação de Joana d´Arc datada entre 1.450 e 1.500
Representação de Joana d´Arc datada entre 1.450 e 1.500 Domínio Público / Wikimedia Commons