Notas Oficiais

Morre o ex-reitor Aluísio Pimenta

Corpo será velado na Academia Mineira de Letras

Morreu nesta segunda-feira, 9, aos 93 anos, o professor Aluísio Pimenta, reitor da UFMG de 1964 a 1967. Farmacêutico, educador e político, Aluísio Pimenta deixa esposa, quatro filhos, nove netos e dois bisnetos.

Seu corpo será velado nesta terça-feira, 10, a partir das 8h, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466). O sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque da Colina, às 16h.

Aluísio Pimenta: criação dos institutos centrais e fortalecimento do Conselho Universitário Foca Lisboa / UFMG

Mais jovem professor a assumir a direção máxima da UFMG, aos 39 anos, Pimenta promoveu intensa reforma na Universidade e em seu estatuto, como a criação dos institutos centrais e o fortalecimento do papel do Conselho Universitário. Também investiu em infraestrutura e formação de recursos humanos para pesquisa.

Em 1968, deixou a UFMG após ser cassado pelo AI-5, durante a ditadura militar. Desde então, passou por centros universitários de renome na América Latina, América do Norte, Europa e no Extremo Oriente.