Mulheres são discriminadas no ambiente acadêmico da área contábil

Programa 'Aqui tem ciência' destaca pesquisa de mestrado da Face que ouviu mais de 300 pessoas vinculadas a 22 instituições brasileiras de ensino superior

Relatos coletados na pesquisa revelam ausência de mulheres em cargos de gestão
Relatos coletados na pesquisa revelam ausência de mulheres em cargos de gestão Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa, apresenta, ao longo deste mês, uma série de episódios com pesquisas da UFMG feitas por mulheres, sobre questões relacionadas ao universo feminino.

Nesta semana, o primeiro episódio da série mostra que a desigualdade de gênero é um fenômeno naturalizado no ambiente acadêmico da área contábil no Brasil. A conclusão é de uma pesquisa que teve a participação de 314 pessoas, entre docentes e discentes de 22 instituições de ensino superior públicas brasileiras que ofertam cursos de mestrado ou doutorado em contabilidade.

O trabalho foi apresentado pela pesquisadora Isis Tamara Alves da Silva, em seu mestrado no Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade, do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, sob orientação da professora Bruna Camargos Avelino.

A autora da pesquisa, Isis Tamara Alves
A autora da pesquisa, Isis Tamara Alves Foto: Acervo pessoal

Relatos coletados por meio de um questionário on-line enviado aos participantes denunciam ausência de mulheres em cargos de gestão, agressividade no tratamento das acadêmicas, comentários sexistas disfarçados de “brincadeiras”, manterrupting –quando homens interrompem a fala de mulheres ou as impedem de se expressarem – e discriminação quanto à orientação sexual, entre outras situações.

Dois fenômenos, em especial, são objeto de análise na pesquisa. Mais conhecido, o chamado “teto de vidro” consiste nas barreiras invisíveis enfrentadas por mulheres para avançar na carreira e ocupar cargos de comando e posições mais valorizadas na hierarquia das ciências. O outro, “penhasco de vidro”, afeta profissionais que conseguem alcançar posições elevadas na escala de poder, mas enfrentam desafios de outra ordem.

Saiba mais no novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.

Raio-x da pesquisa

DissertaçãoGênero e o contexto acadêmico contábil: percepções sobre a discriminação na trajetória das mulheres em instituições de ensino superior brasileiras

O que é: análise sobre discriminação de gênero na área da contabilidade com base em questionário respondido por 314 pessoas vinculadas a programas de pós-graduação em 22 instituições de ensino públicas no Brasil.
Pesquisadora: Isis Tamara Alves da Silva
Programa: Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade, do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas
Orientadora: Bruna Camargos Avelino
Ano da defesa: 2020

O episódio 56 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alessandra Ribeiro. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa da Universidade.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.