Pesquisa e Inovação

Prêmio para pesquisadores e empresas de ciências tem votação pela internet

Onze pesquisadores da UFMG foram indicados pelo público na primeira etapa

Usuários cadastrados podem votar nos pesquisadores indicados na primeira etapa do prêmio
Experimento em laboratório do ICB: usuários podem votar nos pesquisadores indicados na primeira etapa Júlia Duarte / UFMG

Termina em 1º de maio a votação pública de nomes de pesquisadores e de empresas indicados para concorrer ao 3º Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell. A votação, pela internet, abrange as categorias Cientistas do ano, para a qual foram indicados na primeira etapa professores e alunos, e Empreendedor do ano, destinada a empresas de biotecnologia formalmente constituídas e startups da área da saúde ou de biotecnologia.

Nesta segunda etapa, os usuários cadastrados no portal Instituto Nanocell escolhem seus favoritos, e os cientistas/empreendedores mais votados somam pontos na média final das notas recebidas pela comissão da primeira banca.

A lista reúne nomes de várias instituições brasileiras que atuam nas áreas de Biotecnologia aplicada à saúde, Pesquisas com células-tronco humanas, Nanotecnologia: da produção à aplicação, Genética Humana: além do DNA, Virologia: atacando os vírus e novos usos, Neurociências: perspectivas para um cérebro saudável. 

Representantes da UFMG
Onze pesquisadores da UFMG, entre professores e estudantes foram indicados pelo público na primeira etapa do prêmio, na categoria Cientista do ano. Na área de Biotecnologia aplicada à saúde, concorrem o professor Alvaro Eduardo Eiras e os estudantes Carolina Nunes da Silva e Raphael Tavares da Silva. Os estudantes Natália Duarte Linhares e Pablo Augusto de Souza Fonseca estão classificados na área de Genética Humana: além do DNA. O professor Marcos Assunção Pimenta e os estudantes Alice Freitas Versiani e Luiz Gustavo Pimenta Martins representam a UFMG na área Nanotecnologia: da produção à aplicação. Por fim, em Virologia: Atacando o vírus e novos usos, a UFMG tem como representantes os professores Mauro Martins Teixeira e Erna Geessien Kroon e a estudante Lorena Christine Ferreira da Silva

De 5 de junho a 25 de julho, o público poderá indicar, por votação, os ganhadores de cada área  – um professor e um estudante do ensino superior (graduando ou pós-graduando)  – entre os que foram classificados na segunda etapa.

Ainda na terceira etapa, uma comissão, composta de membros de comitês de assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais brasileiras e estrangeiras de diferentes instituições públicas e privadas, vai escolher uma empresa vencedora da categoria Empreendedor. A edição deste ano prevê a possibilidade de empate no resultado final.

Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto Nanocell.