Prêmio para pesquisadores e empresas de ciências tem votação pela internet
Onze pesquisadores da UFMG foram indicados pelo público na primeira etapa
Termina em 1º de maio a votação pública de nomes de pesquisadores e de empresas indicados para concorrer ao 3º Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell. A votação, pela internet, abrange as categorias Cientistas do ano, para a qual foram indicados na primeira etapa professores e alunos, e Empreendedor do ano, destinada a empresas de biotecnologia formalmente constituídas e startups da área da saúde ou de biotecnologia.
Nesta segunda etapa, os usuários cadastrados no portal Instituto Nanocell escolhem seus favoritos, e os cientistas/empreendedores mais votados somam pontos na média final das notas recebidas pela comissão da primeira banca.
A lista reúne nomes de várias instituições brasileiras que atuam nas áreas de Biotecnologia aplicada à saúde, Pesquisas com células-tronco humanas, Nanotecnologia: da produção à aplicação, Genética Humana: além do DNA, Virologia: atacando os vírus e novos usos, Neurociências: perspectivas para um cérebro saudável.
Representantes da UFMG
Onze pesquisadores da UFMG, entre professores e estudantes foram indicados pelo público na primeira etapa do prêmio, na categoria Cientista do ano. Na área de Biotecnologia aplicada à saúde, concorrem o professor Alvaro Eduardo Eiras e os estudantes Carolina Nunes da Silva e Raphael Tavares da Silva. Os estudantes Natália Duarte Linhares e Pablo Augusto de Souza Fonseca estão classificados na área de Genética Humana: além do DNA. O professor Marcos Assunção Pimenta e os estudantes Alice Freitas Versiani e Luiz Gustavo Pimenta Martins representam a UFMG na área Nanotecnologia: da produção à aplicação. Por fim, em Virologia: Atacando o vírus e novos usos, a UFMG tem como representantes os professores Mauro Martins Teixeira e Erna Geessien Kroon e a estudante Lorena Christine Ferreira da Silva
De 5 de junho a 25 de julho, o público poderá indicar, por votação, os ganhadores de cada área – um professor e um estudante do ensino superior (graduando ou pós-graduando) – entre os que foram classificados na segunda etapa.
Ainda na terceira etapa, uma comissão, composta de membros de comitês de assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais brasileiras e estrangeiras de diferentes instituições públicas e privadas, vai escolher uma empresa vencedora da categoria Empreendedor. A edição deste ano prevê a possibilidade de empate no resultado final.
Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto Nanocell.