Institucional

No início da nova gestão, autoridades destacam importância da educação e o papel da UFMG

Presente à cerimônia de recondução, senador Alexandre Silveira disse que Sandra Goulart Almeida honra a tradição de reitores que põem a Universidade em primeiro lugar

Senador Alexandre Silveira (em pé, à direita):
Senador Alexandre Silveira (em pé, à direita): luta por uma universidade mais forte, com liberdade de pensamento e expressãoFoca Lisboa | UFMG

“Em tempos tão difíceis, a UFMG representa a esperança. Seus professores, técnicos e estudantes, empenhados nas mais diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, ajudam a apontar a melhor direção para o Brasil. Contamos com vocês”, disse o senador Alexandre Silveira (PDS-MG), em discurso na última sexta-feira, 8 de abril, durante a solenidade de recondução da professora Sandra Regina Goulart Almeida ao cargo de reitora da Universidade.

Silveira lembrou que estava pela primeira vez na UFMG como senador – ele assumiu o cargo com a nomeação de Antonio Anastasia para o Tribunal de Contas da União (TCU), há alguns meses – e exaltou o trabalho desenvolvido, nos últimos quatro anos, pela equipe de Sandra Goulart e do vice-reitor, Alessandro Moreira. “Esse período não foi fácil pra ninguém, e Sandra demonstrou capacidade de gestão inata, disposição para ouvir demandas e competência para distribuir recursos”, disse Alexandre Silveira.

O parlamentar salientou que Sandra tem o olhar voltado para as questões contemporâneas e é intensamente engajada com a vida universitária. “Como pesquisadora e como gestora, ela valoriza a diversidade, a inclusão, o espírito público e a visibilidade das mulheres”, afirmou Silveira, acrescentando que a reitora tem honrado a tradição da UFMG de contar com gestores para os quais a Universidade vem sempre em primeiro lugar, tratada como patrimônio de Minas e do Brasil.

Eduardo Salgado:
Eduardo Salgado: carinho e admiração pela UFMG aumentam a cada diaReprodução | YouTube UFMG

Para Alexandre Silveira, nesse período conturbado, a gestão de Sandra e Alessandro se valeu de experiência e perseverança e foi bem-sucedida. “A UFMG está cada vez mais bem posicionada nos rankings nacionais e mundiais”, afirmou o senador. Dirigindo-se à reitora, ele disse: “Vemos na senhora, além de uma educadora inspiradora, uma talentosa e dedicada gestora, que estimula o diálogo no ambiente acadêmico. A UFMG, por sua vez, continua contribuindo para uma sociedade mais justa e formando pessoas orgulhosas de colaborar para um Brasil melhor.”

Silveira se pôs à disposição da comunidade acadêmica: “Contem com este senador na luta por uma universidade mais forte, com liberdade de pensamento e expressão, e na defesa da ciência, da tecnologia e da educação pública de qualidade”, concluiu.

Antonio Anastasia:
Anastasia: orgulho, como egresso e como docenteReprodução | YouTube UFMG

Gestão efetiva
Em participação remota, de Brasília, o diretor adjunto de Educação Superior do MEC, Eduardo Gomes Salgado desejou êxito no novo ciclo, também em nome do ministro Victor Godoy. Ele exaltou a “gestão efetiva” de Sandra Goulart e Alessandro Moreira no período de pandemia e disse que seu “carinho e admiração pela UFMG aumentam a cada dia”.

Ao garantir apoio à UFMG e a todas as universidades federais, Salgado afirmou ter certeza de mais uma gestão produtiva na instituição mineira, “com resultados que a façam avançar ainda mais na missão de compartilhar conhecimento e seguir contribuindo para modificar a realidade do ensino superior brasileiro”.

O ministro Antonio Anastasia, do TCU, que é professor licenciado da Faculdade de Direito da UFMG, afirmou, em mensagem gravada em vídeo e exibida durante a cerimônia, que desejava a Sandra e Alessandro o mesmo sucesso na nova gestão. Ele ressaltou que a Universidade, “patrimônio de Minas e do Brasil”, segue sendo motivo de orgulho para ele, como egresso e como docente. “A UFMG tem papel fundamental na minha trajetória e na de tantas outras pessoas em nosso país”, completou.

Agostinho Patrus:
Agostinho Patrus: ao lado da UFMG, Assembleia valoriza a pesquisa e a ciênciaReprodução | YouTube UFMG

Educação transformadora
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus, também em mensagem gravada em vídeo, disse ver com muita alegria a continuidade de uma gestão que teve tanto êxito em fase muito difícil para a sociedade mineira. Ele enfatizou que a Assembleia estará sempre pronta para, ao lado da UFMG, valorizar a pesquisa e a ciência. “É muito bom ter a certeza de que a Universidade vai manter seu trabalho tão importante para mineiras e mineiros”, afirmou o deputado.

A mensagem do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi enviada por escrito. Ele enalteceu o “papel da universidade e da educação para o desenvolvimento do país e para o avanço civilizatório da nossa nação” e enalteceu a UFMG como “uma das mais prestigiadas” instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

“É um orgulho para nós, mineiros, sediar uma universidade com a envergadura que tem a UFMG, que tão bem prepara cidadãos e os qualifica para o trabalho, como determina a Constituição. Como presidente do Senado, como agente político e como cidadão, reafirmo meu compromisso com as pautas relativas aos avanços na educação, principal agente transformador da sociedade”, afirmou Pacheco.

Respeito ao desejo das comunidades
Em participação virtual, Marcus Vinícius David, presidente da Andifes, associação dos reitores das universidades federais, destacou, em primeiro lugar, a importância do respeito ao desejo das comunidades acadêmicas na nomeação de seus dirigentes máximos.

“Foi uma honra acompanhar, nos últimos anos, o trabalho incansável da reitora Sandra Goulart na defesa da universidade pública”, disse. “É uma grande satisfação saber que a UFMG será gerida por ela e pelo professor Alessandro por mais quatro anos”.

David ressaltou a atuação das universidades públicas durante a pandemia para reduzir o sofrimento da população e disse que a UFMG é um caso exemplar. “Não existe projeto de nação civilizada que prescinda de uma rede de universidades de qualidade”, afirmou o presidente da Andifes.

Marcus David: ...
Marcus David: universidades de qualidade são imprescindíveis para projeto de nação civilizadaReprodução | YouTube UFMG