Extensão

Nova edição do PBExt recebe propostas de programas, projetos e cursos de extensão

Iniciativa é aberta a servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG

A escola Beija-Flor, em Contagem, recebeu o Nepced na Escola, em 2019
Em 2019, a Umei Beija-Flor, em Contagem, recebeu o 'Nepced na escola', projeto de extensão de formação continuada da Faculdade de EducaçãoFoto: Divulgação

Até 12 de julho, estão abertas as inscrições para a nova edição do Programa de Bolsas de Extensão (PBExt), que apoia programas, projetos e cursos de extensão desenvolvidos por servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG.

Os contemplados receberão bolsa de R$ 700, durante 12 meses, a partir de março de 2024. Veja o edital.

A bolsa na modalidade PBEext será oferecida a graduandos em geral. A modalidade PBExt Ação Afirmativa é aberta exclusivamente a graduandos classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) ou que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas.

Submissões
O proponente (docente ou técnico) deve ser o coordenador do programa, projeto ou curso de extensão. No momento da submissão, as propostas devem contar com status ativo no Sistema de Informação da Extensão (Siex)

As propostas serão analisadas de acordo com os critérios estabelecidos no edital e julgadas pela Câmara de Extensão. O resultado preliminar será publicado no dia 30 de novembro. O resultado final está previsto para 15 de dezembro.

Leitura pública
Na quarta-feira, dia 21 de junho, às 14h, a Pró-reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Avaliação e Fomento da Extensão (Dafe), promoverá a leitura pública do edital pelo YouTube.

A live tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo de submissão de propostas no Sistema de Fomento, critérios de elegibilidade, preenchimento e acompanhamento das submissões, entre outros.

No ano passado, o programa apoiou 261 atividades de extensão da UFMG e concedeu 648 bolsas.