Nova diretoria da Faculdade de Letras toma posse nesta segunda, 30

Sueli Maria Coelho e Georg Otte, diretora e vice, cumprirão mandato no período 2021-2025

Entrada da Faculdade de Letras da UFMG
Entrada da Faculdade de Letras: eleições foram antecipadasFoto: Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

A nova diretoria da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG toma posse nesta segunda-feira, 30, às 18h. A cerimônia será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

Sueli Maria Coelho, da área de linguística, assume como diretora; Georg Otte, da área de literatura, como vice-diretor.

A previsão era que o mandato atualmente em curso cumprisse o intervalo 2018-2022. Contudo, a eleição dos novos gestores foi antecipada em razão da morte da professora Graciela Ravetti em março deste ano, quando ela era diretora da Fale.

Como o próximo mandato precisou ter seu início antecipado para este ano, ele cumprirá o intervalo 2021-2025.

Mário Perini ladeado pela vice-diretora da Fale, Sueli Coelho, e pela reitora, Sandra Goulart
Sueli Coelho assume a diretoria da FaleFoto: Foca Lisboa | UFMG

Diretrizes
Em relação aos servidores técnico-administrativos, a nova diretoria almeja, entre outras coisas, atuar pela implantação do teletrabalho, para que parte das atividades laborais seja cumprida em regime remoto, assegurar a política de incentivo e de apoio à qualificação e à capacitação e organizar um banco de dados que possibilite identificar o interesse de servidores por alguma mobilidade interna.

Quanto ao corpo discente, os planos incluem, entre outras ações, reestruturar o sistema de formulários do Colegiado de Graduação, criar uma comissão de acolhimento e de apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade e fortalecer o suporte a estudantes em sofrimento mental, além de apoiar e incentivar as iniciativas de internacionalização na graduação e na pós-graduação.

No que diz respeito ao corpo docente, por fim, a nova diretoria prevê, entre uma série de outras medidas, estudar e implementar formas de reduzir a burocracia de procedimentos, estimular afastamentos para pós-doutorado, assegurar a política de apoio financeiro para participação em eventos e incentivar e apoiar as publicações dos professores, provendo recursos para financiá-las.

Essas informações estão reunidas no plano de trabalho da nova diretoria, divulgado à época de sua candidatura. Nesse documento, fala-se ainda no interesse em melhorar o acesso à informação e criar um espaço institucionalizado de escuta para a comunidade, atuar junto às instâncias superiores para ampliar a carga horária de disciplinas a distância e fortalecer o setor de publicações da Fale, entre outras medidas.

Ewerton Martins Ribeiro