Institucional

Novo emérito, professor José Renan Melo é 'figura quase indissociável à UFMG', destaca reitor em cerimônia na Faculdade de Medicina

Professor José Renan (centro) recebeu o diploma das mãos do diretor Tarcizo Nunes e do reitor Jaime Ramírez Foca Lisboa / UFMG

Em sessão solene na Faculdade de Medicina, na noite desta quinta-feira, 7, foi outorgado o título de Professor Emérito da UFMG a José Renan da Cunha Melo, aposentado do Departamento de Cirurgia. A homenagem é um reconhecimento à sua contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão da Faculdade e da Universidade.

O diretor da Unidade, Tarcizo Nunes, ressaltou a decisão unânime da Congregação da Faculdade de Medicina em conceder o título ao professor José Renan por sua efetiva atuação ao longo de 44 anos na Instituição.

“O professor José Renan da Cunha Melo também tem grande importância na minha formação, desde a residência médica até o serviço no Hospital das Clínicas. Agora, como professor convidado, continua sendo referência e um ponto de apoio para minhas atividades como diretor”, afirmou.

O reitor Jaime Ramírez declarou que considera o novo emérito “um dos mais ilustres membros da Instituição e figura quase indissociável à UFMG”. Destacou que a outorga do título é um reconhecimento “ao exercício da docência, à tarefa incansável da pesquisa científica, à dedicação ao atendimento médico ofertado à comunidade e ao trabalho intenso na gestão acadêmica da UFMG e de outras instituições”.

Jaime Ramírez afirmou que o pesquisador, de relevância nos cenários nacional e internacional, “teve uma trajetória marcada por desafios e decisões importantes que proporcionaram grandes voos na UFMG, no Brasil e no exterior”.

José Renan da Cunha Melo também recebeu o troféu Mônica Bueno, que homenageia pessoas que se destacaram em seu trabalho em favor dos portadores das diversas formas de neurofibromatose. Entregue pelo professor da UFMG Luiz Oswaldo Rodrigues, coordenador científico do Centro de Referência em Neurofibromatose de Minas Gerais, o prêmio é concedido pelo Centro e pela Associação Mineira de Apoio aos Portadores de Neurofibromatose.

Leia a notícia ampliada no site da Faculdade de Medicina.