Novos docentes da UFMG iniciam projetos acadêmicos com apoio do Fundo Fundep

Iniciativas conjugam ensino, pesquisa e extensão

...
Professores recém-contratados receberam orientações sobre aspectos como a gestão dos projetosFoto: Foca Lisboa | UFMG

Docentes que ingressaram na UFMG depois de 2020 participaram, na última terça-feira, dia 7, de reunião que marcou o início da execução dos projetos vencedores do Fundo Fundep 2002. Nesta edição, foram contempladas 60 iniciativas que conjugam pesquisa, extensão e ensino.

Sandra Goulart:
Sandra Goulart: apoio decisivo para a carreira Foto: Foca Lisboa | UFMG

Durante o encontro, realizado na Reitoria, os professores que conduzirão os projetos receberam orientações sobre o processo de gestão e um convite para fazer dessa experiência a mola propulsora para uma vida acadêmica de forte impacto.

"Já estive neste mesmo lugar de vocês. Também fui contemplada com o Fundo Fundep em início de carreira, e esse apoio foi decisivo para que eu conseguisse dar outros passos na carreira de pesquisadora e alcançasse a experiência para pleitear apoio de outras agências financiadoras", disse a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Dos 120 professores recém-contratados na UFMG, 87 enviaram projetos para a seleção e 60 foram contemplados.

Jaime Ramírez:
Jaime Ramírez: gestão profícua e eficienteFoto: Foca Lisboa | UFMG

Retomada
Formado por 30% do superávit das operações da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), o Fundo Fundep foi criado em 1986 e, desde 2009, não vinha sendo executado. Naquele ano, uma modificação na legislação que regula a ação das fundações de apoio dificultou a geração de superávit. Nos anos seguintes, a redução de recursos públicos destinados às instituições de ciência e tecnologia tornou o quadro ainda mais delicado.

"Graças ao empenho de todos, a Fundação conseguiu voltar a produzir superávit e retornou para a UFMG quase R$ 1milhão, que foram destinados aos docentes mais jovens", informou a reitora.

Reitor da UFMG na gestão 2014-2018, o presidente da Fundação, Jaime Ramírez, afirmou que o Fundo Fundep "é a semente que a Fundação devolve para a Universidade, como nossa missão". Ele explicou aos jovens docentes que a Fundep é mantida por um percentual dos recursos dos projetos que gerencia. "Temos a obrigação de fazer essa gestão da forma mais profícua e eficiente possível, não porque visemos a lucro, mas para que, ao final, a Fundep possa retornar ainda mais recursos para a Universidade", destacou.

Leia reportagem, que inclui depoimentos de docentes contemplados, no site da Fundep.