Pesquisa e Inovação

Programa que financia soluções em nanotecnologia recebe inscrições

Operacionalizada pela Fundep, iniciativa aproxima pesquisadores e empresas

Nanocompósitos injetáveis para engenharia de tecidos ósseos: substituição de ossos e cartilagens com injeção do material in situ
Nanocompósito injetável para engenharia de tecidos ósseosRaíssa César/UFMG

Até 29 de janeiro, empresários e pesquisadores, com a colaboração de uma ou mais unidades do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano), podem submeter projetos ao 4º ciclo de avaliações direcionados ao desenvolvimento de produtos e processos nanotecnológicos, com foco no mercado e na geração de valor para negócios e sociedade.

Realizado pelo Centros de Inovação em Nanotecnologia, que são operados pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), o ciclo tem planejamento indicativo de R$ 100 mil a R$ 400 mil para aporte. Para consultar as orientações e efetuar inscrição, o interessado deve acessar o site do Sistema.

Ponte entre cientistas e empresários

Para promover a aproximação entre setor empresarial e rede científica, foi criado o Sistema Brasileiro de Tecnologia/Centro de Inovação em Nanotecnologia (SibratecNANO), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A execução está a cargo da Fundep. 

O programa articula e financia projetos cooperativos entre empresas e os pesquisadores dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), também vinculado ao Governo Federal.

Essas instituições formam uma rede que cria oportunidades de apoio ao desenvolvimento tecnológico e ao potencial inovador de empreendimentos nacionais de todos os portes, especialmente as microempresas, por meio de soluções nanotecnológicas.

Outras informações podem ser consultadas no site do sibretcNANO