Coberturas especiais

Evento no DCC discute presença das mulheres na computação

Relatos de trajetórias femininas serão apresentados nesta sexta-feira, dia 9

A matemática inglesa Ada Lovelace escreveu o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina
A matemática inglesa Ada Lovelace desenvolveu o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina Domínio público

Pelo segundo ano, os alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação organizam o evento Computação para tod@s, a fim de reforçar a importância da diversidade na computação. Nesta sexta-feira, 9, uma série de atividades abordarão a perspectiva feminina nos âmbitos da academia e do mercado de trabalho.

A abertura do evento será às 9h, seguida da palestra Mulheres na programação: Por que somos tão poucas?, a cargo de Ana Oliveira, doutora pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG e sócio-fundadora e diretora pedagógica da escola de programação Just Coding.

A escola é dedicada exclusivamente à educação em tecnologia. Aberta em 2016, oferece aulas para crianças e treinamento para professores. Ana Oliveira compartilhará relatos dos seus mais de 14 anos de experiência em ensino de programação.

Mais tarde, às 11h, o painel Trajetórias femininas na computação discutirá as razões que levam mulheres de diferentes contextos e formações a optarem por esse campo e que barreiras elas superaram. O caminho trilhado por três mulheres será usado como reflexão para estimular o surgimento de novas trajetórias femininas na computação. O debate reunirá Marina Werneck, aluna do curso de Sistemas de Informação na UFMG e estagiária na Kaputto; Polly do Amaral, ativista e administradora de redes do Centro de Recursos Computacionais do DCC; Serena Fernandes, coordenadora de Customer Success no Méliuz e desenvolvedora de software.

As atividades são gratuitas, e as inscrições devem ser realizadas por meio deste link.