Pesquisa e Inovação

Pesquisa busca voluntários para avaliar relação entre personalidade e memória

Participantes devem ter 55 anos ou mais; acompanhamento será feito a cada seis meses

Segundo a literatura científica, traços da personalidade podem influenciar o processo de envelhecimento
Segundo a literatura científica, traços da personalidade podem influenciar o processo de envelhecimento Carol Morena | Faculdade de Medicina

O Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG, por meio do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais, está desenvolvendo estudo sobre a relação das características de personalidade com a memória em pessoas acima de 55 anos de idade.

O projeto Você tem boa memória?, que começou a recrutar voluntários em maio deste ano, integra pesquisa da doutoranda Karen Saviotti, orientada pela professora Carmen Flores-Mendoza. Os participantes devem preencher formulário on-line, e as consultas serão feitas por videoconferência. 

Os voluntários serão acompanhados ao longo de dois anos. A memória e os aspectos cognitivos serão aferidos a cada seis meses. Ao fim de cada avaliação, o participante receberá um relatório do seu desempenho.

De acordo com Karen Saviotti, existem evidências de que alguns traços específicos são determinantes do processo de envelhecimento. “Questões sociodemográficas comporão a amostra, e farei alguns testes cognitivos para entender a situação dos voluntários. Nessa fase do estudo, precisamos, especialmente, de voluntários com menor grau de escolaridade”, detalha. 

Dúvidas serão solucionadas pelo e-mail pesquisa.ladi@gmail.com ou pelo aplicativo WhatsApp: (31) 98577-0149.

Mais informações estão no perfil do Instagram e no site do Laboratório.