Pesquisa e Inovação

Pesquisa da UFMG estima emissões de tráfego urbano de Belo Horizonte

Tese que projetou cenários com diferentes estratégias de redução de frota de veículos é tema do programa 'Aqui tem ciência'

Tráfego no Túnel da Lagoinha
Tráfego no Túnel da Lagoinha; redução de emissões depende do tipo de veículo tirado das ruas Adão de Souza I PBH

Como calcular melhor as emissões dos veículos que trafegam em uma cidade como Belo Horizonte? E como propor alternativas para diminuir essas emissões ao longo dos anos? Esses foram os desafios da professora Janaina Antonino Pinto, do curso de Engenharia da Mobilidade na Universidade Federal de Itajubá, campus Itabira, que concluiu seu doutorado em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. 

A pesquisadora trabalhou com dados dos radares de Belo Horizonte nos anos de 2015 e 2016, o que possibilita saber a quantidade de veículos que circulavam pela cidade. Esses dados foram obtidos na Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

Usando modelos estatísticos desenvolvidos em parceria com os colegas do Grupo de Pesquisa em Poluição do Ar e Meteorologia Aplicada da UFMG, Janaina Antonino Pinto traçou um panorama do tráfego de veículos na capital, que serviu de base para o cálculo das emissões veiculares. Ela também se valeu de dados de outros órgãos públicos referentes à quantidade de veículos na cidade, à quantidade de combustível consumido na capital mineira e aos parâmetros de emissão de cada tipo de veículo.

A tese de Janaina também projeta cenários com diferentes estratégias de redução de frota e impactos na redução das emissões veiculares."Verificamos que, dependendo do tipo de veículo que a gente tira das ruas, você pode ter, por exemplo, uma redução de 35% a 40% da emissão de monóxido de carbono", afirma a autora do estudo.  

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.


 
Raio-x da pesquisa

Tese: Urban traffic emissions estimated using coupled models (Estimativa das emissões do tráfego urbano utilizando modelos acoplados)
 
O que é: estudo que estimou as emissões veiculares com modelos estatísticos acoplados a modelo de emissões com base em dados de radares e contagem de veículos. Assim, aprimorou as técnicas de modelagem numérica por meio do desenvolvimento de metodologia para realizar transferências de informação de tráfego para modelos de qualidade do ar já existentes. O estudo foi realizado em Belo Horizonte. 
Pesquisadora: Janaina Antonino Pinto
Orientadora: Taciana Toledo de Almeida Albuquerque (UFMG)
Coorientador: Marcelo Félix Alonso (UFPel)
Programa de pós-graduação: Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Escola de Engenharia 
Ano da defesa: 2020
Financiamento: Capes (Programa de Doutorado Sanduíche) 

Janaína Pinto espera que seu estudo possa subsidiar políticas públicas
Janaína Pinto espera que seu estudo possa subsidiar políticas públicas Beto Eterovick


O episódio 71 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alicianne Gonçalves. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.
 
O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da Universidade.
 
O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.