Pesquisa e Inovação

BID premia artigo que analisa desempenho das cooperativas de crédito durante a recessão

Trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Face

A professora Valéria Fully recebeu o prêmio em nome dos autores
A professora Valéria Fully recebeu o prêmio em nome dos autores Divulgação Prêmio ABDE-BID

Um artigo produzido com base na pesquisa de mestrado de Fernanda Alves Cordeiro, no Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGC) da Face-UFMG, recebeu o Prêmio ABDE-BID na semana passada. Criado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio da Associação das Cooperativas Brasileiras (OCB), o concurso visa estimular a produção de pesquisas e artigos sobre financiamento do desenvolvimento.

O artigo Recessão econômica e o desempenho das cooperativas de crédito brasileiras ficou em primeiro lugar na categoria Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito e contou com a participação da orientadora de Fernanda, a professora Valéria Gama Fully Bressan, e dos membros da banca examinadora da dissertação, professores Wagner Lamounier (Face-UFMG) e Lucas Barros (FEA-USP).

Em sua pesquisa, Fernanda Cordeiro avalia se os fatores determinantes do desempenho das cooperativas de crédito foram impactados pela recessão econômica iniciada no Brasil em 2015. Foram analisadas 795 cooperativas de crédito singulares dos sistemas Sicoob, Sicred, Unicred e Cresol, durante o período de 2010 a 2016. O artigo afirma que “apesar de serem mais estáveis que os bancos em períodos de crise, as cooperativas não ficam imunes a suas consequências das crises econômicas”.

Esta é a segunda vez consecutiva que um trabalho do PPGC recebe o Prêmio ABDE-BID na mesma categoria. No ano passado, o artigo Estrutura de diversificação das cooperativas de crédito brasileiras, também orientado por Valéria Fully, ficou em primeiro lugar. A professora realiza pesquisas sobre o cooperativismo de crédito há 18 anos.