Pesquisa e Inovação

Pesquisa nacional investiga hesitação, desinformação e cobertura vacinal no Brasil

Estudo é conduzido pelo Nescon, que está promovendo debate on-line com pesquisadores, gestores e profissionais de saúde e população em geral

Atualmente o Brasil conta com mais de 58% da população completamente imunizada
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, menos de 30% dos jovens entre 20 e 30 anos residentes em Belo Horizonte completaram o esquema vacinalLuiz Pessoa/SEI / Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG está coordenando a Pesquisa nacional sobre cobertura vacinal, seus múltiplos determinantes e as ações de imunização nos territórios municipais brasileiros. O objetivo é identificar os principais desafios para as políticas de imunização no país, investigando a queda da cobertura vacinal e seus determinantes. Para ampliar esse levantamento, o Núcleo promove, até 7 de dezembro, debate on-line entre gestores governamentais, profissionais de saúde envolvidos em ações de imunização e a população geral.

De acordo com Jackson Freire, pesquisador do Nescon, esse projeto nacional lança mão de diferentes metodologias, como surveys on-line, grupos focais, entrevistas em profundidade e análise de dados secundários, além do Diálogo on-line (DOL), que é um dos componentes centrais da pesquisa. Esse espaço deliberativo promove ampla discussão sobre os principais desafios na imunização nos territórios municipais em nível nacional, estimulando reflexões que subsidiem a formulação e revisão das políticas da área. 

A participação no Diálogo on-line (DOL) cobertura vacinal, desinformação e hesitação é gratuita, aberta a todos os interessados e pode ser feita a qualquer momento durante o evento. Participantes receberão certificado. Mais informações estão disponíveis no cadastro hospedado na página do evento na web.

Programação
O DOL terá três eixos principais – fóruns, rodas de conversa e conferências – que são estruturados em cinco dimensões: diagnóstico da situação das ações de imunização do PNI, diagnóstico da capacidade sistêmica, hesitação vacinal, informação e desinformação e dimensão internacional. O debate reúne gestores municipais e estaduais de saúde, coordenadores das áreas de vigilância e atenção primária à saúde, profissionais de saúde e população geral, além de pesquisadores e especialistas da área.

Os fóruns possibilitam a interação dos participantes, que também terão acesso a textos, artigos e documentos para subsidiar os debates e sínteses diárias sobre os temas. Especialistas e gestores participarão das rodas de conversa em pequenos grupos, que farão encontros síncronos sobre as dimensões centrais do DOL, e vão mediar e apresentar conferências abertas ao público.

Devido ao fato de a pesquisa ser uma demanda do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), os resultados serão enviados à instituição. “Eles serão sistematizados e colocados em apreciação e debate em um fórum ampliado com participação de todos os inscritos na última semana do evento”, informa Jackson Freire. “Na conferência de encerramento serão apresentados os resultados do DOL, com reflexões que subsidiem a formulação e revisão das políticas e ações de imunização nos territórios municipais, indicando os pontos de convergência e divergência entre os diversos públicos em cada uma das dimensões abordadas ao longo de todo o processo”, completa.

Mais informações podem ser encontradas no site do Diálogos On-line ou solicitadas pelo e-mail pesquisaconasems@nescon.medicina.ufmg.br.

Com Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina