Notícias Externas

Universidades vão atualizar perfil de seu corpo discente

Resultados da pesquisa subsidiarão políticas públicas sobre temas como assistência estudantil; formulário está no site da Prae

a

Está disponível, no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), o formulário da quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Universidades Federais. Os dados coletados vão apresentar um panorama do corpo discente das instituições e gerar subsídios para a elaboração de políticas públicas destinadas a atender demandas em áreas como assistência estudantil.

A iniciativa é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace).

Mudanças
Estudos anteriores, também realizados pela Andifes, mostram mudanças significativas no perfil dos graduandos, que vem se modificando em razão de processos seletivos massivos, como o Enem, e em razão da criação de mais de 300 campi no interior do país e da Lei de Cotas, promulgada em 2013, que garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras.

Além disso, o número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, há três anos, 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil. Outro levantamento revela, ainda, que dois terços dos universitários são de famílias com renda média de 1,5 salário mínimo.

Dirigentes da Andifes e da Fonaprace ressaltam que os indicadores gerados pela pesquisa ajudam a elevar a eficiência da gestão dos recursos públicos destinados às universidades federais, subsidiam estudos diversos e a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, pronta a garantir a permanência dos discentes beneficiados pelas ações de assistência estudantil.

Com Assessoria de Comunicação da Andifes