Pesquisa e Inovação

Pesquisa vincula estresse ao embranquecimento dos pelos

Doutor pelo ICB participou de estudos em parceria com Harvard

Imagem do mesmo camundongo ao longo da pesquisa
Imagem do mesmo camundongo ao longo da pesquisa Foto: William Gonçalves | UFMG

O crescimento de cabelos brancos tem sim relação com estresse. O doutor em biologia celular William Antonio Gonçalves, durante as investigações do seu doutorado aqui no ICB, Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, em que pesquisava a manutenção da dor após a resolução da resposta inflamatória em artrite reumatoide, reparou o surgimento de cabelos brancos nos camundongos do experimento. Ao perceber isso, o pesquisador decidiu investir nesse projeto paralelo com o professor e seu coorientador Thiago Cunha, da USP Ribeirão Preto. Essa descoberta coincidiu com estudos da Universidade Harvard e resultou em uma publicação na revista inglesa Nature. 
Para saber mais sobre a relação entre o estresse e o surgimento de cabelos brancos, o programa Conexões conversou com um dos autores do estudo William Antonio Gonçalves.

Ouça a conversa com Luiza Glória

O artigo foi publicado na revista britânica Nature em parceria com pesquisadores de Harvard. Se você quiser ler sobre a pesquisa, o Boletim também fez uma matéria com o pesquisados. você acessa em ufmg.br/boletim.

Produção: Alexandre Miranda e Flora Quaresma, sob orientação de Luíza Glória