Pesquisador português apresenta filme e realiza palestras na UFMG

Na noite desta terça-feira, 29, às 19h, o auditório do CAD 1 recebe a conferência Corpo e racismo: do colonialismo à descolonização do humano, ministrada pelo pesquisador português Bruno Sena Martins, que chega à UFMG para uma série de atividades (confira abaixo).

A conferência desta terça integra o ciclo Atividades Acadêmicas Complementares, por meio do qual as aulas regulares dos cursos de graduação são substituídas, em quatro datas por semestre, por conferências magnas proferidas por pesquisadores de excelência, seja da UFMG, seja de instituições externas – inclusive do exterior.

Ao todo, serão dez palestras na noite de hoje, oferecidas pela Reitoria e por unidades acadêmicas. Para acompanhar as Atividades Acadêmicas Complementares, os estudantes devem se inscrever por meio do sistema de gestão de eventos no portal MinhaUFMG.

A palestra de Bruno Sena Martins ocorre também como aula inaugural da Formação Transversal em Relações Étnico-Raciais: História da África e Cultura Afro-brasileira.

Filme e palestra
Na próxima segunda, dia 4, Bruno Sena Martins apresentará seu filme A hospitalidade ao fantasma: as memórias dos deficientes das forças armadas, no auditório Sônia Viegas, na Fafich. Aberta ao público amplo, a apresentação será às 19h30, com apoio do Centro de Estudos Africanos, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Já no dia 7, às 14h, o antropólogo e doutor em sociologia realizará a palestra Racismo e resistência: o corpo negro e a violência lenta, no auditório da Reitoria, também no contexto da Formação Transversal em Relações Étnico-Raciais: História da África e Cultura Afro-brasileira.

A vinda de Bruno ao Brasil se dá a partir de sua interlocução com Shirley Aparecida de Miranda, professora da Faculdade de Educação (FaE), que foi supervisionada por Bruno em seu pós-doutorado na Universidade de Coimbra (CES).

Entre suas atividades no Brasil, Bruno ainda colaborará na realização de uma oficina da Universidade Popular dos Movimentos Populares (UPMS) na Terra Indígena Xakriabá, com o temaTerritório, cultura, direitos: educação intercultural em Minas Gerais. A atividade será em meados de abril, antecedendo às comemorações do dia do índio.

A oficina é promovida no âmbito do Observatório de Educação Escolar Indígena (OEEI), da Faculdade de Educação (FaE), em parceria com o programa Caleidoscópio, da Ufop.

Bruno Sena Martins é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), onde é vice-presidente do Conselho Científico, co-coordenador do Programa de Doutoramento Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas e co-coordenador do Programa de Extensão Acadêmica O CES vai à Escola.