Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da PUC Minas descobrem fósseis de espécie extinta de preguiça-gigante

Trabalho contou com a colaboração de cientistas do Canadá, da França e da Argentina

Desenho projeta como seria a espécie de preguiça gigante
Desenho projeta como seria a espécie de preguiça gigante Ilustração: Cástor Cartelle/Museu de Ciências Naturais PUC Minas

Após 20 anos de pesquisas, equipe do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, liderada pelo professor Cástor Cartelle Guerra, descobriu uma espécie extinta de preguiça-gigante, que era encontrada em Minas Gerais e na Bahia há cerca de 20 mil anos. 

A preguiça-gigante recebeu o nome de Glossotherium phoenesis, em referência ao pássaro fênix, uma homenagem às pessoas que contribuíram para a recuperação do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, após o incêndio que praticamente o destruiu ,em 2013.

O material começou a ser encontrado há duas décadas e a pesquisa se intensificou nos últimos quatro anos. O achado permitiu que a equipe do museu chegasse ao seu décimo holótipo, ou seja, a descrição original de uma espécie que serve como referência para outras que podem ser encontradas posteriormente. 

O trabalho foi publicado no Journal of Systematic Palaeontology, uma das principais revistas de paleontologia do mundo.  O artigo tem a colaboração de Gerardo de Iuliis, paleontólogo do Museu Real de Ontário, no Canadá, e Alberto Boscaini e François Pujos, do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (Conicet) da Argentina.

O paleontólogo e professor da PUC Minas, Cástor Cartelle Guerra, concedeu entrevista ao programa Conexões.

Ouça a conversa com a jornalista Alessandra Ribeiro

Produção de Jaiane Souza e Gabriela Augustha, sob orientação Alessandra Ribeiro